Diario de Pernambuco
Busca
Recife Emoção e fé na Via Sacra da Fraternidade Homens e mulheres participam do cortejo revezando-se a carregar uma cruz de madeira com mais de 100 quilos.

Publicado em: 01/04/2015 10:30 Atualizado em: 01/04/2015 11:01

Homens e mulheres participam do cortejo revezando-se a carregar uma cruz de madeira com mais de 100 quilos. Foto: Henrique Souza
Homens e mulheres participam do cortejo revezando-se a carregar uma cruz de madeira com mais de 100 quilos. Foto: Henrique Souza
Emoção e fé tomaram conta das ruas do centro do Recife nesta quarta-feira, durante a passagem da Via-Sacra da Fraternidade. Como tradicionalmente acontece há 15 anos, o cortejo seguiu do Pátio de São Pedro até a Basílica do Carmo. Homens e mulheres participam do cortejo revezando-se a carregar uma cruz de madeira com mais de 100 quilos. O percurso tem 14 paradas, num exercício espiritual para meditar e percorrer mentalmente a caminhada de Jesus carregando a cruz desde o pretório de Pilatos até o monte Calvário, onde foi crucificado.

A aposentada Gilvaneide Cabral trabalha como voluntária no evento há nove anos. "Sempre venho ajudar na organização", conta. Já o servidor público Josenildo Sinézio frequenta o cortejo desde o início e acredita que a Via Sacra é um momento de demontração da fé. "É uma oportunidade de santificação e de pedir perdão pelos seus pecados", diz.

O coordenador do evento, padre João Carlos Ribeiro, comemorou o aumento do número de fiéis neste ano. "Houve um crescimento na participação da população tanto na caminhada quanto na nossa campanha de arrecadação de alimentos", afirma.

Na concentração, além do momento de oração, oportunidade de doar alimentos para a Escola Salesiana, que acolhe crianças em tempo integral na periferia de Jaboatão dos Guararapes. O encerramento, previsto para as 11h, conta com uma missa presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, na Basílica Nossa Senhora do Carmo.


Confira o percurso completo da Via Sacra da Fraternidade:


1ª Estação - Pátio de São Pedro
2ª Estação - Ordem Terceira do Carmo - Basílica do Carmo
3ª Estação - Ótica Emmanuelle- Camboa do Carmo
4ª Estação - Ótica Real  - Camboa do Carmo
5ª Estação - Apostolado Litúrgico  - Camboa do Carmo
6ª Estação - Jerônimo Artes Sacras - Rua João Souto Maior
7ª Estação - Livraria Paulinas - Rua Frei Caneca
8ª Estação -  Igreja Conceição dos Militares - Rua Nova
9ª Estação -  Senhorita- Rua Nova
10ª Estação - Pracinha do Diário
11ª Estação - Igreja Rosário dos Homens Pretos - Rua Estreita do Rosário
12ª Estação - Casa Bela
13ª Estação - Casa Costa Junior - Largo do Livramento
14ª Estação - Igreja N. Sª. do Livramento - Largo do Livramento
Encerramento: Santa Missa, na Basílica da Carmo aproximadamente às 11h, Presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

 



TAGS:
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL