Diario de Pernambuco
Busca
Educação Adesão à greve dos professores cai nesta terça-feira (28) Categoria realizou um protesto durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao estado, em Goiana, Mata Norte

Por: Anamaria Nascimento

Publicado em: 28/04/2015 15:42 Atualizado em: 28/04/2015 16:11

A rede tem 1.049 escolas e muitas delas estão sem aulas há 16 dias. Foto: Brenda Alcântara/Esp.DP/D.A.Press (Brenda Alcântara/Esp.DP/D.A.Press)
A rede tem 1.049 escolas e muitas delas estão sem aulas há 16 dias. Foto: Brenda Alcântara/Esp.DP/D.A.Press
Um levantamento realizado nesta terça-feira (28) pela Secretaria Estadual de Educação nas escolas da rede estadual de ensino aponta que 602 escolas (58% do total) não paralisaram as atividades, enquanto 376 unidades (36%) paralisaram parcialmente e 67 escolas (6%) aderiram totalmente à paralisação. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), porém, a adesão está em 50%, menor do que no início da greve, quando foi registrada uma adesão de 70%.

"Com base no baixo índice de adesão total da greve, a Secretaria de Educação do Estado continua reforçando a solicitação para que os pais e responsáveis encaminhem os estudantes para as escolas a fim de voltarem à normalidade das aulas", informou a Secretaria Estadual de Educação por meio de nota.

Os professores participaram de assembleia no Clube Português do Recife, na área central do Recife, nessa segunda-feira (27), onde decidiram manter a greve. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), não houve sinalização concreta do governo com motivos para encerrar a greve. Apesar de alegar falta de diálogo com o estado, o Sintepe informou que está marcada para as 10h de hoje uma reunião com membros da gestão, provavelmente liderada pelo secretário de Administração, Milton Coelho. Mas a assessoria do secretário não confirmou o encontro.

PRF parou ônibus do Sintepe que seguia para protesto em Goiana (Veetmano Prem/AgênciaJCMazella)
PRF parou ônibus do Sintepe que seguia para protesto em Goiana
Protesto
Em greve há 16 dias, os professores da rede estadual de ensino em Pernambuco realizaram um protesto, na manhã desta terça-feira, durante a visita da presidente Dilma Rousseff ao estado. Dilma participou da inauguração da Fábrica da Jeep, em Goiana. A ideia era entregar um documento à presidente, com as reivindicações da categoria, mas os professores não conseguiram fazer a entrega.

Pauta
A principal reivindicação dos docentes é o cumprimento da Lei do Piso, que garante o reajuste de 13,01% nos salários de todos os professores da rede estadual, e não apenas para os profissionais de nível médio. Nesta quinta-feira (30), haverá novo encontro dos professores na frente da Assembleia Legislativa, às 14h, para discutir os rumos da paralisação. Em seguida, eles partem em caminhada pelo Dia Nacional de Luta e Defesa pela Educação Pública.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL