Diario de Pernambuco
Busca
Diario Urbano Motorista cobra fim da corrupção, mas estaciona na calçada Poder público e cidadãos precisam fazer sua parte

Por: Jailson da Paz

Publicado em: 20/03/2015 07:35 Atualizado em: 20/03/2015 11:31

Carros ocupam calcada da Rua Deputado Pedro Pires Ferreira, na Jaqueira, no Recife. Foto: Andre Duarte/Divulgação.
Carros ocupam calcada da Rua Deputado Pedro Pires Ferreira, na Jaqueira, no Recife. Foto: Andre Duarte/Divulgação.
Quem nunca ouviu, seja por aconselhamento ou seja por crítica, o recado de que “um erro não justifica outro?” A afirmação, ao se andar pelas ruas do Recife, deixou de ser levada a sério. Ou talvez, pela falta do exercício da autocrítica, motoristas tenham esquecido de que cidadania possui mão dupla. Por um lado, é legítimo se cobrar correção do poder público e daqueles à frente da gerenciamento desse poder, mas por outro também se é cobrado a contribuir para o bom funcionamento da cidade, do estado e do país. Compreendido isso, flagrantes iguais ao da Rua Deputado Pedro Pires Ferreira, no bairro da Jaqueira, diminuiriam bastante. As calçadas teriam a função original, a de ser espaço para os pedestres, resgatada, em lugar de serem vagas de estacionamento, vitrines e continuidade de bares, restaurantes e oficinas. As mensagens de adesivos teriam o sentido reforçado e os responsáveis por divulgá-las em seus carros deixariam de ter dedos apontando incoerências sobre suas cabeças.

Em queda…

A mobilidade agradece se a média mensal do crescimento da frota pernambucana for mantida. A média de janeiro e fevereiro foi de 0,4% e repetindo-se o ritmo chegaria a 4,8% em dezembro. No ano passado, a frota teve um salto de 6,6% e o estado atingiu a marca de 2.627.802 veículos.

…Há cinco anos

A queda no percentural de crescimento da frota vem sendo contrabilizada pelo Detran desde 2010, quando se registrou 12,1%, o maior aumento dos últimos 24 anos. Desde então, a curva de carros emplacados pela primeira vez apenas desceu, anotando-se 11,7% em 2011, 9,9% em 2012, 8,1% em 2013.

Puro lixo

À véspera do Dia Mundial da Água, a paisagem vista do Cais da Alfândega, no Bairro do Recife, ratifica denúncias feitas há décadas por ambientalistas: os rios e os braços de mar da capital pernambucana recebem o que não merece. O lixo se infiltra no solo como se fosse erva daninha.

Lugar de igrejas

No Recife, a Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro, merece o título de endereço dos grandes templos evangélicos. Uma nova igreja, a Assembleia de Deus - Novas de Paz, abriu as portas na avenida, juntando-se à Assembleia de Deus, Universal do Reino de Deus, Internacional da Graça de Deus e do Poder Mundial de Deus.

Café pertubador

Tomar café da manhã é coisa simples. Na Avenida Beberibe, em Dois Unidos, motiva congestionamentos diários. Caminhonheiros param nos dois lados da avenida, perto da Padaria Rainha, e demoram longos minutos, dificultando o tráfego, principalmente para os que deslocam para o Centro.

Nos corredores

O tema preservação das águas motivou parceria entre CPRH e Shopping Plaza, onde até hoje será apresentado nos corredores o espetáculo Água: importante como você. A parceria também resultou na produção de material, publicado na internet, sobre as principais unidades de conservação do estado.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL