Diario de Pernambuco
Busca
Agreste Falso dentista é preso em Limoeiro Auxiliar em protése dentária foi flagrado numa blitz das policiais civil e militar e do Conselho Regional de Odontologia

Publicado em: 27/03/2015 15:43 Atualizado em:

Um auxiliar em protése dentária, que atuava como cirurgião-dentista, ilegalmente em Limoeiro, no Agreste, foi preso ontem numa operação conjunta com a Polícia Civil, Militar e o Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE). O suspeito, Gilberto Dias da Silva, foi flagrado exercendo a profissão ilegalmente num consultório que funcionava próximo a Feira da Banana, no Centro.

De acordo com a Presidente da Fiscalização do CRO-PE, Paloma Genu,  o CRO-PE recebeu a denúncia da atuação do suspeito e comunicou à polícia. “Ele não é graduado na área como Cirurgião-Dentista, o que o impossibilita de exercer as funções deste profissional”, explicou. Ao chegar no local, os policiais e a equipe de fiscalização do conselhor encontraram materiais de uso exclusivo do cirurgião-dentista, como instrumentos de cirurgia, fórceps, anestésicos, alguns elementos dentários no lixo, o que demonstrou a brevidade da atuação e comprovou o exercício da profissão pelo suspeito.

O consultório, onde era realizado os atendimentos, estava em péssima condições de higiene e ainda foram encontradas várias Próteses dentárias, muitas delas encontradas no chão, próximas ao esgoto. “Nós achamos um forno elétrico culinário, que provavelmente era utilizado para esterilização do material, já que o local não contava nem com estufa nem com autoclave, utilizadas no processo de esterilização do material odontológico”, comentou o delegado Igor Morais, responsável pela autuação.

As Polícias Civil e Militar levaram o suspeito para a Delegacia de Limoeiro onde foi registrado o Termo Circunstancial de Ocorrência. O autuado ainda prestou depoimento e será indiciado por exercício ilegal da profissão e responderá a processo ético no Conselho Regional de Odontologia de Pernambuco (CRO-PE). O falso dentista deve responder pelo Art. 282 do Código Penal. O exercício da Odontologia por profissionais não habilitados é crime. Denuncie por meio dos canais de comunicação do Conselho.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL