Diario de Pernambuco
Busca
Violência "É preciso ser mais criativo", afirma secretário sobre Pacto pela Vida Gestor de segurança urbana no Recife, Murilo Cavalcanti comentou aumento da violência. Município subiu 26,1% nas mortes em fevereiro

Por: Raphael Guerra - Diario de Pernambuco

Publicado em: 02/03/2015 19:58 Atualizado em: 02/03/2015 20:33

Promessa da prefeitura, Compaz está com obras atrasadas desde 2013. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A.Press (Alcione Ferreira/DP/D.A.Press)
Promessa da prefeitura, Compaz está com obras atrasadas desde 2013. Foto: Alcione Ferreira/DP/D.A.Press
Com 53 homicídios contabilizados em fevereiro, Recife teve um aumento de 26,1% nos índices em relação ao mesmo período do ano anterior. O município seguiu a mesma tendência de crescimento da criminalidade registrada em Pernambuco. “O Pacto pela Vida precisa de correções. É preciso ser mais criativo”, afirmou o secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

Segundo o gestor, o bairro mais preocupante em relação à criminalidade é a Várzea. Por isso, nesta terça-feira (3) uma reunião será realizada com o comandante da Polícia Militar da área e o delegado seccional para discutir ações de segurança. Outra medida é o reordenamento urbano da localidade.

O resultado na capital pernambucana é ainda mais preocupante porque as principais ações que a prefeitura anunciou no início da gestão para contribuir com a redução da violência ainda não saíram do papel.

Os Centros Comunitários da Paz (Compaz) estão com as obras atrasadas. Os equipamentos - inéditos no estado - terão bibliotecas, cursos de capacitação, áreas de lazer e esportes. O primeiro deles, localizado no Cordeiro, deveria ter sido entregue ainda em 2013.

“Faltou dinheiro. A prefeitura não teve fôlego para bancar a obra sozinha”, justificou Murilo Cavalcanti. Segundo ele, a nova previsão é de que o Compaz do Cordeiro e outro no Alto Santa Terezinha sejam entregues à população até o final deste ano.

Pernambuco

Em fevereiro, o estado registrou um dos maiores aumentos no número de homicídios dos últimos meses. Dados preliminares da Secretaria de Defesa Social (SDS) apontaram que pelo menos 324 pessoas foram mortas no último mês. No mesmo período do ano passado, foram 261 assassinatos. Isso representou um aumento de 24,1%.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que haverá ênfase nas prisões e na apreensão de drogas e armas para reduzir a violência no estado. O gestor deseja ainda discutir a possibilidade de concurso para agentes da Polícia Civil. O edital do concurso para 100 vagas de delegados já está disponível.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL