Diario de Pernambuco
Busca
Controle Urbano Artesãos da Feirinha do Bom Jesus serão identificados pela gestão municipal

Publicado em: 05/03/2015 16:20 Atualizado em: 05/03/2015 23:21

Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Crédito: Nando Chiappetta/DP/D.A Press
Após a tensão entre os comerciantes sob a ameaça do fim da tradicional Feirinha do Bom Jesus, descartada pela Prefeitura do Recife, uma reunião com a comissão de artesãos da área e gestores municipais, na manhã desta quinta-feira (5), deliberou os próximos passos do ordenamento na via. Os feirantes vão coletar informações para serem identificados pelo poder municipal. Até o término da discussão, foi assegurado que não haverá mudança na montagem da feira.

Segundo a PCR, o processo de ordenamento vem sendo discutido com a organizadora e administradora da feira, Tereza Lucena, desde novembro e tem a parcipação direta de órgãos como a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana, Guarda Municipal e secretarias de Turismo e Lazer e Desenvolvimento Econômico. 

A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano adiantou que, como os artesãos não estavam se sentindo representados pela empresa que administra a feira, a partir de agora representantes da categoria também estarão envolvidos no processo.
 
Confira abaixo a nota de esclarecimento divulgada pela prefeitura:

"A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife (Semoc) informa que, durante uma reunião com uma comissão de artesãos da Feira do Bom Jesus, na manhã desta quinta-feira (5), ficou deliberado que os feirantes vão coletar as informações para o poder municipal identificar os profissionais. Enquanto a discussão com a comissão não for finalizada, não haverá qualquer mudança na montagem da feira. É importante salientar que nunca houve a intenção de acabar ou mudar os quiosques de lugar.

A readequação da feira vem sendo discutida com a organizadora e administradora da feira, Tereza Lucena, e órgãos como a CTTU, Emlurb, Guarda Municipal e secretarias de Turismo e Lazer e Desenvolvimento Econômico. Como os artesãos não estavam se sentindo representados pela empresa que administra a feira, agora, representantes dos artesãos também estão envolvidos no processo.

O início da discussão do ordenamento fez-se necessária diante das transformações vividas pelo bairro, que agora recebe sistematicamente grandiosos projetos públicos, como o Recife Antigo de Coração e a Ciclofaixa de Turismo e Lazer, além de sediar importantes equipamentos culturais, como o Paço do Frevo e o Cais do Sertão. A ação da Feira do Bom Jesus faz parte da melhoria de todo o Bairro do Recife, iniciada em 2014, que já ordenou o Marco Zero e ruas do entorno."
 


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL