Diario de Pernambuco
Busca
Apitaço Alunos do IFPE ocupam reitoria cobrando instalação de restaurante

Publicado em: 12/03/2015 10:29 Atualizado em: 12/03/2015 14:18

Foto: Rodrigo Silva/Esp.DP/ DA Press
Foto: Rodrigo Silva/Esp.DP/ DA Press
Estudantes do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), na Cidade Universitária, ocuparam, na manhã desta quinta-feira, a reitoria da instituição. Com um apitaço, eles pedem a instalação de um restaurante para a classe estudantil. No ano passado, após várias manifestações, os alunos receberam a promessa de que o espaço seria construído, mas o projeto não foi concretizado.

Em relação às reivindicações dos estudantes do Campus Recife, a reitoria do IFPE divulgou uma nota oficial informando que:
1. Aguarda o parecer jurídico para disponibilizar os tablets ao uso dos estudantes do Campus Recife. As ferramentas já estão sendo utilizadas pelos alunos dos campi Ipojuca e Afogados da Ingazeira
2. O projeto de construção do refeitório já existe, faltando apenas a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) no Congresso Nacional para definição do prazo de início das obras. Nesse intervalo, os estudantes receberão merendas em caráter provisório, como já acontece em outros campi. A reitoria foi informada pela Direção Geral do Campus Recife que o projeto licitatório já foi concluído e a entrega será iniciada em 15 dias.

O último protesto, realizado no dia 30 de abril de 2014, reuniu cerca de 50 estudantes na reitoria do campus Recife. Na ocasião, seis alunos foram recebidos pela reitora Cláudia Sansil para debater o assunto. Na época, em nota, o IFPE garantiu que iria tentar buscar, junto ao Ministério da Educação, os recursos necessários para a construção. Foi decidida a criação de uma comissão permanente de alunos para debater as demandas levantadas pelos estudantes.
Foto: Rodrigo Silva/Esp.DP/ DA Press
Foto: Rodrigo Silva/Esp.DP/ DA Press

Confira a nota na íntegra:

A reitora do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Cláudia Sansil, recebeu em seu gabinete um grupo de seis estudantes para discutir a possibilidade de instalação de um refeitório  no Campus Recife. Mesmo respeitando a autonomia de que dispõem as direções gerais de cada um dos nove campi do Instituto para direcionar seus investimentos, a reitora firmou o compromisso de buscar, junto ao Ministério da Educação, recursos extras para viabilizar essa construção.

A reitora sugeriu a criação de uma comissão específica para tratar do assunto, que será constituída pelo Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional, André Menezes, pela Diretora de Assistência Estudantil do IFPE, Heise Aires, e pelos representantes da classe estudantil. O Diretor-Geral do Campus Recife, Valbérico Cardoso, também será convidado a integrar o colegiado. A previsão é de que a primeira reunião do grupo aconteça no prazo de, aproximadamente, 15 dias.

Durante a conversa, a reitora ainda se comprometeu em estudar a proposta dos estudantes para que, em caráter provisório, fossem fornecidas merendas, no Campus Recife como já acontece em Pesqueira. O pleito será articulado pela Reitoria com a Direção da referida unidade acadêmica.

Para atender àqueles alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, o IFPE já conta com o programa Bolsa-Permanência que disponibiliza auxílio-financeiro para o custeio de alimentação, transporte, creche e outras atividades.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL