Diario de Pernambuco
Busca
Balanço Olinda: 2,8 milhões de foliões e 71 detidos por urinar na rua

Publicado em: 18/02/2015 12:15 Atualizado em: 18/02/2015 14:57

Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
A Prefeitura de Olinda divulgou, nesta quarta-feira, o balanço do carnaval, que este ano homenageou Ariano Suassuna, com o tema "Olinda Vestida de Sol". Segundo a administração municipal, 2,8 milhões de foliões participaram da festa, injetando mais de R$ 180 milhões na economia local. A ocupação hoteleira foi de 98% durante o período, com faixa etária predominante de 26 a 35 anos, com 57,2% do sexo feminino e 88% de nacionalidade brasileira.

No quesito segurança, nenhum óbito foi registrado e não houve dano ao patrimônio público. Setenta e uma pessoas foram detidas por urinar na rua.  Um total de 400 mil litros de água foram utilizados para a limpeza da cidade. Duzentos e cinquenta toneladas de lixo recolhidas e a coleta seletiva somou 26 toneladas de material. Ao todo, 7.556 garrafas de vidro foram trocadas por vasilhames de plástico.

As secretarias de Controle Urbano, Assuntos Jurídicos e Guarda Municipal montaram um esquema especial para atender as denúncias da utilização de aparelho sonoro acima do limite permitido pela legislação municipal (5.306/2001). Durante os quatro dias de folia momesca foram registradas 16 denúncias, lavradas três multas e um som mecânico foi apreendido.

Um total de  1.600 documentos perdidos foram recuperados pela Guarda Municipal. Na área de saúde, foram realizados 3.757  atendimentos, distribuídos 450 mil preservativos. Foram registrados 27 acidentes, nenhum com vítima fatal. Um total de 353 pessoas foram atendidas no camarote da acessibilidade na Praça do Carmo. Foram realizadas 1.362 inspeções da Vigilância Sanitária, com duas interdições e 1.457 ações educativas, como orientações sobre o armazenamento adequado de alimentos. Nas barreiras sanitárias foram distribuídas 500 unidades de hipoclorito.

Na questão da acessibilidade, foram lavradas 70 multas, a maioria por trânsito na contramão. Sete veículos foram rebocados para o depósito do Detran. Ao todo,  4.774 carros utilizaram o Estacionamento Legal e 15,7 mil pessoas usaram os serviços de ônibus do local. A retirada dos bloqueios começou às 9h desta Quarta-Feira de Cinzas, nas avenidas principais da cidade. Até às 14h a Secretaria de Trânsito libera as demais vias.

Foram mais de 500 atrações em nove polos e 110 em palco. No Polo Fortim passaram artistas de peso como Alceu Valença, Nonô e Claudionor Germano, Naná Vasconcelos, Paulo Pecado, Quinteto Violado e Fafá de Belém. Por lá, a diversão foi até a madrugada desde a abertura, na quinta-feira passada.

Pelas ladeiras, o desfile com cem bonecos gigantes organizado por Silvio Botelho, homenageou o Maestro Spok, músico que ganhou um calunga e presenteou a multidão com seu sax. Show também das orquestras itinerantes das agremiações como Pitombeiras, Elefante, Eu acho é pouco, Marim dos Caetés, Ceroula, Homem da Meia Noite, Patusco, D'breck, Enquanto isso na sala da justiça e outros.


O Polo Infantil, na Praça do Carmo, recebeu mais de 15 mil foliões mirins, que participaram de oficinas gratuitas de dança popular, artes e percussão.

 



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL