Diario de Pernambuco
Busca
Saúde Dia Nacional da Mamografia serve de alerta para o diagnóstico precoce No Brasil, 57 mil novos casos de câncer de mama foram estimados para 2014 e 2015

Publicado em: 04/02/2015 17:59 Atualizado em:

Nesta quinta-feira (5) é o Dia Nacional da Mamografia. A data existe desde 2008 e serve de alerta para o público feminino sobre a importância de realizar o exame para detectar, o quanto antes, o câncer de mama, uma das principais causas de morte entre as brasileiras.

Segundo dados mais recentes do Instituto Nacional de Câncer José (INCA), a estimativa de 2014-2015 é de 57,1 mil novos casos de câncer no país. Desse número, só no Nordeste, a estimativa é de mais de 10 mil. Ainda de acordo com o INCA, o câncer de mama é a quinta causa de morte de câncer em geral (522 mil óbitos) e a causa mais frequente de morte por câncer em mulheres.

Ginecologista do Hapvida Saúde, a médica Adriana Maciel lembra que o exame é indicado a partir dos 40 anos, mas, é com consultas frequentes ao ginecologista que se avalia a necessidade da mamografia até antes dessa idade, considerando o histórico familiar da mulher. “Ou seja, se ela tiver avó ou alguma tia com o quadro, é necessário fazer o diagnóstico o quanto antes do período comum”, exemplifica.  

Isso porque a mamografia identifica lesões benignas e cânceres, mesmo no estágio inicial da doença. "O surgimento de nódulo duro e irregular, geralmente sem dor, é o sintoma mais comum. Existem tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos”, lembra Maciel.

Outros sintomas da doença são edema cutâneo semelhante à casca de laranja; retração da pele; dor, inversão do mamilo, vermelhidão, descamação do mamilo; além de secreção. “Essa geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada, devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila. E tudo isso pode ser observado pela própria mulher, em casa, fazendo o auto exame e, em seguida, consultando o seu médico”, lembra a especialista do Hapvida Saúde.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL