Diario de Pernambuco
Busca
Carnaval 2015 Aurora dos Carnavais reúne blocos tradicionais neste domingo Encontro que conta com 29 blocos começa às 16h

Publicado em: 01/02/2015 11:08 Atualizado em:

Aurora dos Carnavais, em 2014, reuniu cerca de 15 mil pessoas. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press (Arquivo)
Aurora dos Carnavais, em 2014, reuniu cerca de 15 mil pessoas. Foto: Teresa Maia/DP/D.A Press (Arquivo)

A beleza dos tradicionais Blocos Líricos Pau e Corda vai tomar conta da Rua da Aurora, neste domingo (1º). O local irá receber a 16ª edição do Movimento Cultural Aurora dos Carnavais, encontro de 29 blocos, entre infantis e adultos, a partir das 16h até as 21h30. Neste ano, o evento irá homenagear o frevo, com o lançamento de duas músicas inéditas, e os compositores falecidos Alcides Vespasiano e Aldemar Paiva.

“O frevo é um patrimônio nosso, então nada mais justo do que incorporar isso”, afirmou uma das coordenadoras do evento Wena Lúcia de Souza. Dos 29 blocos participantes, dois são infantis e dois estreantes: Damas e Valetes, de Olinda, e Folguedos, de Surubim, no Agreste de Pernambuco. O cortejo com os flabelos sairá da frente do Movimento Tortura Nunca Mais em direção a um palco montado também na Rua da Aurora.

As atrações convidadas são a Orquestra de Frevo Raízes de Pernambuco, os cantores Claudionor Germano e Netinho Ventura, além de grupo de passistas e do Coral Edgar Moraes. Os cortejos serão acompanhados por duas Orquestras de Pau e Corda. As músicas inéditas, que serão tocadas na abertura, são “Viva o Aurora dos Carnavais” e “Aurora dos Carnavais”, de Humberto Vieira e Ely Madureira.

História
O Aurora dos Carnavais surgiu quando Romero Amorim e um grupo de amigos decidiu enaltecer o frevo e os blocos tradicionais do estado. “O primeiro aurora teve três blocos e agora a gente está com 29. Foi crescendo ao longo dos anos e chegamos a 15 mil pessoas, em 2014. É uma festa muito bonita, com muito brilho, que abrange gente de todas as idades”, acrescentou Wena Souza.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL