Diario de Pernambuco
Busca
Folia Animação e criatividade marcaram o primeiro dia de carnaval em Olinda Nem mesmo o forte calor que fez na cidade desanimou os foliões que aproveitaram a festa

Por: Sávio Gabriel - Diario de Pernambuco

Publicado em: 14/02/2015 17:25 Atualizado em: 14/02/2015 20:24

A animação e a disposição das centenas de foliões foram, mais uma vez, as marcas registradas nas ladeiras de Olinda neste sábado de Zé Pereira, o primeiro dia oficial da folia. Nem o forte calor que fez nas ruas estreitas do Sítio Histórico afastou o público, que dançou e cantou ao som dos blocos e troças que desfilaram na cidade.


O dia começou com movimento ainda pequeno, por conta da realização do desfile do Galo da Madrugada, que tradicionalmente reúne uma expressiva quantidade de pessoas. No entanto, pequenas troças já animavam o público presente. Crianças, jovens e idosos se jogaram ao som do frevo e de outros ritmos musicais.

Apesar de ser manhã de sábado, o pequeno João Guilherme já mostrava disposição de sobra. Acompanhado da mãe, Ana Patrícia, ele estava com uma fantasia do personagem Capitão América. "Aqui é muito divertido e estamos adorando tudo", contou Ana. Além de João, muitas crianças estavam presentes nas ruas no turno da manhã, esbanjando animação e criatividade nas caprichadas fantasias. Havia baianinhas e até bailarinas, como a pequena Malu Tabosa, de cinco anos. Ela curtiu a folia acompanhada dos pais.

Crianças curtiram a manhã de sábado em Olinda. Foto: Blenda Souto Maior/DP/DA Press
Crianças curtiram a manhã de sábado em Olinda. Foto: Blenda Souto Maior/DP/DA Press

As ladeiras de Olinda também serviram de cenário para os casais apaixonados. Foi o caso dos paraibanos Diego Valois e Isis Fernandes. Fantasiados de Pierrot e Colombina, eles não desgrudavam um do outro. "Estamos adorando tudo aqui", comentou Ísis. Outro casal que chamou a atenção dos foliões foram os recifenses Élber e Tássia Santa Rosa. Casados há seis anos, eles estavam travestidos de Chapeleiro Maluco e Dama de Copas, personagens do clássico Alice no País das Maravilhas. "Brincamos todos os dias do Carnaval, cada um com uma fantasia diferente", contou Élber, sem revelar qual será o traje utilizado neste domingo (15).

No turno da tarde...

Por volta do meio-dia, o movimento já era bem intenso nas ladeiras do Sítio Histórico. Blocos tradicionais, como o Conxitas e o Samba Soul Delas, arrastavam centenas de pessoas pelas ladeiras. Em meio a tanta gente, teve folião que deu um jeitinho para "obedecer" às "recomendações médicas". Foi o caso do turista Paulo Alves, de Fortaleza. Em seu terceiro carnaval na cidade, ele chamava a atenção pelo colchão e travesseiros que carregava, amarrado às costas. "O médico recomendou que eu ficasse de cama nesse carnaval", brincou.

O carnaval de Olinda agradou não apenas aos seres humanos, mas também aos "animais". Em meio aos foliões, uma "macaca" chamava a atenção, carregando inclusive uma sombrinha de frevo. A fantasia inusitada foi de Eliane Mendes, que há 35 anos curte a folia nas ladeiras do Sítio Histórico.

Além disso, quem quisesse confessar os "pecados", devido aos "excessos" cometidos, poderia procurar o "padore" Eduardo Lira. Morador do Recife, ele estava fantasiado de confessionário, fantasia que fez muito sucesso, principalmente entre as garotas. Foi a primeira vez que o rapaz utilizou a fantasia. E, pela repercussão gerada, provavelmente ele deve utilizá-la também nos próximos dias.

Grupos de amigos se fantasiam pelas ladeiras da Cidade Alta. Foto: Blenda Souto Maior/DP/DA Press
Grupos de amigos se fantasiam pelas ladeiras da Cidade Alta. Foto: Blenda Souto Maior/DP/DA Press

À tarde, a quantidade de pessoas era visivelmente maior. A Praça do Carmo, ruas Treze de Maio, do Bonfim e 27 de setembro estavam completamente tomadas pelo público. Em frente à prefeitura da cidade, a movimentação também era intensa, com a passagem de diversos blocos e troças. Por lá, foi possível encontrar a turma de super-herois da Caverna do Dragão. O grupo, formado por pernambucanos e por candangos (moradores de Brasília), estava bem animado.

Já no Pátio do Carmo foi possível encontrar quem fizesse aquela tradicional "homenagem" à sogra. O cearense Anderson Ribeiro estava "montado" na Zulmira, classificada por ele como "loura desvairada". "É uma forma carinhosa de levá-la para passear", brincou. A amiga de Anderson, Sandra Marques, preferiu assistir à folia montada no seu "batoré".



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL