Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de Turismo
Cultura Fernando de Noronha recebe exposição fotógrafica Arquipélago pernambucano amplia debate em torno da educação patrimonial ao coletar histórias e memórias dos moradores locais. Mostra segue até 10 de junho

Publicado em: 05/05/2015 09:43 Atualizado em: 05/05/2015 09:56

Fernando de Noronha recebe exposição fotográfica. Foto: Paulo Paiva/DP/DA Press
Fernando de Noronha recebe exposição fotográfica. Foto: Paulo Paiva/DP/DA Press

Mais um motivo para visitar o arquipélago de Fernando de Noronha. Segue em cartaz até o dia 10 de junho a exposição fotográfica Expedição Cultural Noronha. A mostra é resultado de um trabalho realizado por 50 alunos da Escola Arquipélago, em parceria com o Bureau de Cultura. Os que visitarem a exposição contarão com o apoio de monitores, também alunos da mesma escola. O mote do projeto é veicular as histórias e memórias dos moradores da ilha pernambucana, além de consolidar o debate em torno da educação patrimonial no Memorial Noronhense, local do evento. A entrada é franca.

"Iniciamos em 2014, quando durante uma semana foram realizadas oficinas com turmas específicas da Escola Arquipélago. A ideia era que os trabalhos desenvolvidos se transformassem em uma grande exposição", comemora a gestora do Memorial, Grazielle Rodrigues. O artista plástico Rock Lima, que é morador de Noronha há 25 anos, ficou emocionado por fazer parte do projeto. "Estou sempre à disposição pra preservar a história da ilha e também pra trabalhar com essas crianças. Vivi metade da minha vida em Noronha e me sinto honrado em fazer parte da exposição".

Conforme o diretor da Escola Arquipélago, Paulo Bruno, a exposição é um produto que foi realizado por várias mãos e que deu certo. "Quando os alunos são envolvidos nessa agenda de educação patrimonial, é maravilhoso. Às vezes, esse é um tipo de conteúdo que não está exatamente intrínseco no currículo tradicional, mas ele pode aparecer como tema transversal", enfatiza. Para o monitor Ícaro Silvestre, 13 anos, participar do projeto foi uma experiência e tanto. "Além de ajudar a contar a cultura de Noronha, me diverti muito. Como gosto muito de ler e escrever, narrei as lendas da ilha".

Serviço:
Expedição Cultural Noronha
Memorial Noronhense
Até 10 de junho de 2015
Acesso gratuito



Consulado da RPCh no Recife tem nova cônsul-geral
Mergulho no Brasil é uma possibilidade para os turistas chineses
Cenas da China aparecem em meio ao barroco brasileiro e intrigam pesquisadores
Ao vivo no Marco Zero 09/02 - Carnaval do Recife 2024
Grupo Diario de Pernambuco