Pernambuco.com
Pernambuco.com
Notícia de TECNOLOGIA

DIVERSIDADE

Instagram premia filtros criados por pessoas negras; confira vencedores

Publicado em: 26/07/2022 10:59

 (Foto: Meta/ divulgação)
Foto: Meta/ divulgação
A Meta, dona do Facebook e do Instagram, anunciou, nesta segunda-feira (25/7), as 10 pessoas negras vencedores do Desafio RAP - Realidade Aumentada na Pele. O programa tem como intuito aumentar a diversidade na criação de experiências em realidade aumentada.

Os participantes do programa, feito exclusivamente no Brasil, tiveram que criar filtros para o Instagram. Os ganhadores serão premiados com uma bolsa de estudos e equipamentos.

Confira os 10 vencedores
 
Marcela Nascimento da Silva - Filtro Realeza Negra
Larissa Sandre Barbosa - Filtro Faça Seu Beat
Jedson Santos Gomes -  Filtro Adê Oxum
Augusto Lopes - Filtro Early Hip-Hop
Kevony Martins -  Filtro Iansã Oyá
Maria Cléria Carlos - Filtro Hat-Trick
Jefferson Alves Brandão Xavier - Filtro Afrofuturismo
Marília Ramos dos Santos - Filtro Beleza Negra
Tobias Mosart - Filtro Nossas Cores
Munik Carvalho - Filtro Black is King

O programa ofereceu aos participantes um curso de Spark AR no Blueprint, plataforma de cursos gratuitos focados nos produtos da Meta. A iniciativa teve como embaixadores a atriz Lucy Ramos e o humorista Esdras Saturnino.

De acordo com a empresa, mais de 700 milhões de pessoas usam filtros de realidade aumentada todos os meses no Facebook e no Instagram. Os filtros criados no desafio tiveram que seguir critérios como contemplar ao menos três tons de pele negra e não poderia simular alterações cirúrgicas ou mudanças de características físicas.

O desafio é uma das tentativas da rede social de aumentar a diversidade na plataforma. Tem sido comum usuários e digital influencers denunciarem racismo no algoritmo da rede social. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Grupo Diario de Pernambuco