VACINA
Diretor do Butantan fala em erradicar chikungunya no Brasil com vacina
Nova vacina foi aprovada nessa segunda (14/4) pela Anvisa e deverá ser distribuída pelo SUS em regiões com maior incidência da chikungunyaPublicado em: 15/04/2025 08:07
![]() |
O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a Valneva (Crédito: Agência Brasil) |
A aprovação da vacina contra a chikungunya, anunciada nesta segunda-feira (14/4) pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dá esperança de que a doença seja erradicada no Brasil.
O imunizante, produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a Valneva, é o primeiro desenvolvido para o combate à doença. Ao Metrópoles, o diretor de Assuntos Regulatórios e Qualidade do Butantan, Gustavo Mendes, explicou que, caso a imunização da população seja realizada de forma eficiente, a medida poderá levar à erradicação da chikungunya.
“Os dados de eficácia da vacina são bastante robustos, são dados bastante promissores. A chikungunya é uma doença que tem esse perfil de surtos em regiões específicas. E a nossa expectativa é que a gente consiga proteger a população, inclusive antecipando para que esses surtos não aconteçam. A nossa esperança é que a gente consiga tornar a chikungunya uma doença que não circule mais”, disse Gustavo Mendes.
As informações são do Metrópoles.