SAÚDE BUCAL

Uso de cigarro eletrônico aumenta o risco de problemas nos dentes e na gengiva

Revisão de estudos destaca uma série de distúrbios sérios que esses dispositivos podem provocar na boca

Publicado em: 09/10/2024 13:42

A pesquisa ocorreu na Universidade de Oviedo, na Espanha (Crédito: Freepik)
A pesquisa ocorreu na Universidade de Oviedo, na Espanha (Crédito: Freepik)

O uso de cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vapes”, tem aumentado em diversos países — inclusive no Brasil. Entre 2018 e 2023, o uso desses dispositivos cresceu 600% no país, segundo o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec). No entanto, crescem também as evidências dos malefícios desses produtos à saúde de quem os usa.

Um exemplo recente é uma uma revisão de trabalhos científicos feita por pesquisadores da Universidade de Oviedo, na Espanha, que observou danos à saúde bucal nos usuários de vapes. Ao todo, foram selecionados oito trabalhos, que envolveram 31.647 participantes.

Os resultados revelam que quem tem o hábito de fumar cigarro eletrônico corre mais risco de desenvolver cáries, doenças nas gengivas, inflamações orais em geral, lesões que podem se tornar malignas e complicações em enfermidades bucais já existentes. “Apesar de relativamente novos no mercado, já se sabe que eles são muito prejudiciais à boca, podendo até superar os cigarros convencionais.

Confira os detalhes na matéria completa do Metrópoles.