Hemodinâmica
Referência em saúde, RHP também é destaque na cardiologia
O reconhecido é resultado da combinação entre tecnologia de ponta e uma equipe altamente qualificadaPublicado em: 17/08/2024 10:44
Segundo Verônica Monteiro, procedimentos na hemodinâmica têm apresentado altas taxas de sucesso (Marina Torres/DP) |
O Real Hospital Português se destaca nacionalmente pela constante inovação e qualidade de seu atendimento na área da saúde. Em cardiologia, o Centro de Hemodinâmica do hospital se sobressai como um exemplo de excelência, executando procedimentos cardíacos e vasculares com taxas de sucesso que se equiparam aos melhores hospitais do mundo. Essa reputação é fruto da combinação entre tecnologia de ponta e uma equipe altamente qualificada, proporcionando tratamentos modernos e seguros que garantem resultados excepcionais aos seus pacientes.
A hemodinâmica é voltada para o diagnóstico e tratamento de problemas no sistema cardiovascular. Com técnicas avançadas utilizando cateteres, os especialistas examinam e intervêm diretamente nos vasos sanguíneos ou através deles, como no caso de embolização de tumores via hemodinâmica.
Entre os principais procedimentos realizados no Centro de Hemodinâmica estão o cateterismo e a angioplastia coronariana. Segundo a gerente da cardiologia do RHP, Verônica Monteiro, esses procedimentos têm demonstrado altas taxas de sucesso que se igualam às alcançadas pelas instituições mais renomadas globalmente.
“Em relação a estrutura física, temos três salas de hemodinâmica. Contamos com equipes de cardiologia e de cirurgia vascular disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana”, explica. “Os índices de sucesso de nossos cateterismos e angioplastias são comparáveis aos melhores centros do mundo. Atualmente, realizamos um benchmark internacional com todos os pacientes infartados globalmente e nossos dados estão alinhados com os padrões mundiais”, complementa. Um dos dados citados pela doutora é o tempo porta-balão, que é o intervalo entre a chegada do paciente ao hospital e abertura das artérias do coração. Esse tempo é importante para aumentar as chances de sucesso no tratamento.
Além de se destacar na hemodinâmica, o Real Hospital Português foi o primeiro do Nordeste a contar com uma tecnologia inovadora no tratamento de doenças coronárias: a Tomografia de Coerência Óptica (OCT). O exame de imagem intravascular utiliza feixes de luz para capturar imagens, detectando mínimas anormalidades cardíacas, e softwares com inteligência artificial para reconstrução destas lesões. A OCT é frequentemente usada em conjunto com as intervenções mencionadas acima, fornecendo imagens detalhadas para um diagnóstico mais preciso e um planejamento mais eficaz do tratamento.
“Estamos extremamente focados em proporcionar um cuidado centrado no paciente. Quando ele chega à emergência cardiológica, ele é acomodado em um box individual, onde segue um fluxo específico da cardiologia”, conta Verônica Monteiro. “Esse modelo garante que o paciente receba atenção contínua e especializada, desde o atendimento inicial até os procedimentos de hemodinâmica, com o foco sempre voltado em sua experiência e bem-estar”, complementa.
O RHP ainda conta com uma equipe multidisciplinar altamente especializada. Cardiologistas, hemodinamicistas, cirurgiões cardiovasculares e enfermeiros trabalham em conjunto para garantir que cada procedimento seja realizado com o máximo cuidado e precisão, refletindo os mais altos padrões de qualidade e segurança.
Mais Notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS