MEDICINA
Diagnóstico de doenças neurológicas avança com técnica de ressonância
A espectroscopia de prótons por ressonância magnética é indolor, não invasiva e é uma ferramenta a mais na avaliação das lesões cerebrais
Publicado em: 14/11/2023 11:01 | Atualizado em: 14/11/2023 11:09
![]() |
A técnica vem se destacando na descoberta de algumas doenças do SNC por sua eficácia no diagnóstico (Crédito: Divulgação) |
As doenças neurológicas, como os tumores cerebrais, doenças infecciosas, doenças metabólicas, afetam cerca de 1 bilhão de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O diagnóstico precoce e preciso pode fazer a diferença no tratamento e o uso de tecnologias modernas se tornou cada vez mais importante na identificação e análise destes pacientes. Um dos exames primordiais é a ressonância magnética (RM) do cérebro que pode ser feita, acompanhada da espectroscopia de prótons, que quando bem indicado, acrescenta vantagem significativa à investigação da doença neurológica e neurocirúrgica.
De acordo com o neurorradiologista Ronaldo Lessa, do Hospital Jayme da Fonte, a espectroscopia de prótons por RM apresenta grandes benefícios, principalmente quando indicada pelo especialista que necessita do máximo possível de informações detalhadas sobre uma determinada lesão do sistema nervoso central (SNC). Com o exame de imagens especializado, o profissional poderá decidir o tratamento mais adequado para o quadro clínico. “A espectroscopia de prótons por RM tem papel importante na avaliação pré-cirúrgica, como também no pós-tratamento cirúrgico e clínico das neoplasias cerebrais. Isso ajuda a diferenciar se as alterações detectadas no procedimento cirúrgico estão relacionadas à lesão, seja recidiva ou residual”, explica Ronaldo Lessa.
![]() |
Doutor Ronaldo Lessa (Crédito: Divulgação) |
Nos últimos anos, a técnica vem se destacando na descoberta de algumas doenças do SNC por sua eficácia no diagnóstico diferenciado entre as diversas possibilidades diagnósticas de uma lesão. A Espectroscopia de prótons por RM utiliza tecnologia de ponta para analisar metabólitos químicos – substâncias geradas a partir do próprio metabolismo humano – existente no sistema nervoso central. Por meio do exame, é possível avaliar uma lesão com relação ao seu composto químico, contribuindo para uma melhor definição do diagnóstico.
No Recife, o Jayme da Fonte Diagnóstico, centro de diagnóstico do hospital Jayme da Fonte, conta com uma moderna infraestrutura para realização de diversos exames de imagens, inclusive a espectroscopia de prótons por RM. O centro também dispõe de outras avançadas técnicas de RM que auxiliam no diagnóstico das doenças do sistema nervoso central. “Com equipamentos de Ressonância Magnética de última geração, os diagnósticos são realizados através de exames mais precisos e mais rápidos, além de dispor de maior conforto e segurança para o paciente”, finaliza Ronaldo Lessa.
Em 2023, o Hospital Jayme da Fonte completou 68 anos de tradição no polo de saúde de Pernambuco. Instalado no bairro das Graças, dispõe de mais de 200 leitos, UTIs completas, serviço de urgência e emergência 24h em traumato-ortopedia, clínica medica, cirurgia geral e cardiologia. O moderno centro de diagnóstico por imagem oferece diversos exames por equipamentos de última geração, além de ser referência no transplante de fígado e coração.