CIÊNCIA
EMS e Fiocruz firmam parceria para promover desenvolvimento científico no Brasil
Por meio de acordo de cooperação técnica, farmacêutica e entidade atuarão em conjunto para fomentar tecnologia e terapias inovadoras na área da saúde
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 27/09/2023 16:46
![]() |
Formalização da parceria entre EMS e Fiocruz ocorreu em evento realizado pelo laboratório farmacêutico e a Esfera Brasil (Foto: Divulgação) |
A EMS, maior laboratório farmacêutico no Brasil, acaba de assinar um acordo exclusivo para cooperação técnica com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos). A parceria, única desse tipo atualmente em vigência no país, estabelece a criação de um amplo programa de mútua cooperação para desenvolvimento tecnológico, pesquisa científica, além da produção de novos fármacos e protótipos. O contrato tem vigência inicial de 12 meses e também inclui cláusulas para alinhar conceitos, traçar diretrizes, definir métodos e subsídios para ações em conjunto.
De acordo com Carlos Sanchez, presidente do Conselho de Administração do Grupo NC, conglomerado ao qual pertence a EMS, trata-se de um contrato único e pioneiro no segmento farmacêutico, em que a empresa se compromete a fomentar a ciência e a inovação no país ao lado da Fundação Oswaldo Cruz.
“Nosso propósito, ao unirmos uma entidade pública e um ente privado que são grandes protagonistas dentro do ecossistema de saúde no Brasil, é produzirmos juntos conhecimento científico, fomentando a inovação nesse setor e colocando o país em destaque no quesito tecnologia farmacêutica. Pelo acordo, a EMS tem a liberdade de promover iniciativas no campo do desenvolvimento, ativando parcerias e disponibilizando o nosso gigantesco e moderno parque fabril para a produção de medicamentos e a promoção do maior acesso à saúde, por exemplo. Do outro lado, a Fiocruz pode nos auxiliar com o corpo técnico-científico, destinando pesquisadores e a sua sólida base acadêmica para gerarmos ainda mais terapias inovadoras que possam trazem melhores condições de vida para as pessoas”, ressalta Sanchez.
Para Jorge Mendonça, diretor de Farmanguinhos/Fiocruz, “o protocolo de intenções é um passo inicial e fundamental para se criar uma cooperação conjunta entre as instituições, para enfrentar novos desafios de forma mais ágil, tecnicamente fortalecidos pela complementação de pontos fortes de ambos”, destaca.
Fórum EMS em Brasília
A formalização da parceria entre EMS e Fiocruz ocorreu em evento realizado pelo laboratório farmacêutico e a Esfera Brasil nesta quarta-feira (27), em Brasília (DF), com a presença de autoridades, especialistas da área de saúde, empresários e representantes do Judiciário com o objetivo de lançar luz sobre os entraves e as oportunidades no setor. O fomento à indústria e à pesquisa e desenvolvimento no Brasil foi o principal debate no evento, que aconteceu no auditório do Hotel Royal Tulip.
EMS: foco em inovação
A inovação é um ativo presente em todas as estratégias de negócios da EMS. A farmacêutica tem um Centro de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) no Brasil, inaugurado em 2002, que é o maior e mais moderno da América Latina. O P&D recebe 6% do faturamento anual da EMS em investimentos e está localizado no complexo fabril da empresa em Hortolândia (SP), sendo que nele são desenvolvidos medicamentos em várias formas farmacêuticas e classes terapêuticas (como hormônios, oncológicos, analgésicos, cardiovasculares, contraceptivos, pediátricos, doenças metabólicas, entre outras), atendendo a praticamente todas as áreas da Medicina. O P&D da EMS realiza todos os anos mais de 50 projetos, que são submetidos às agências reguladoras. Conta com mais de 500 pesquisadores.
Dando suporte a toda essa inovação, há em Milão, na Itália, o MonteResearch, laboratório da EMS que mantém desde 2006 um intenso intercâmbio de pesquisa com o P&D no Brasil, contribuindo com expertise e o melhor da tecnologia em formulações para o desenvolvimento de produtos no país e do pipeline que é comercializado na Europa.
Ainda no Brasil, no site de Hortolândia, há também um P&D voltado para produtos complexos injetáveis em sistemas de entrega, com foco no desenvolvimento de medicamentos para o mundo.
Nos Estados Unidos, a EMS tem a empresa Brace Pharma, localizada em Maryland, fundada em 2013, por meio da qual investe em healthtechs e biotechs de tecnologias disruptivas, como terapias genéticas, RNA, terapias celulares e anticorpos monoclonais. A partir da Brace, nasceu a Vero Biotech, também uma empresa da EMS, localizada em Atlanta (EUA), especializada na produção e distribuição do Genosyl, um dispositivo portátil revolucionário de óxido nítrico para tratamento de pacientes pediátricos com hipertensão pulmonar. O produto inclusive foi usado por pacientes com covid-19 nos Estados Unidos. Com a aprovação, em 2019, pela FDA (Food and Drug Administration), o Genosyl posicionou a EMS como uma empresa de inovação no mercado global.
A coordenação de todas essas frentes de pesquisa é feita pelo P&D no Brasil e as inovações criadas já geraram mais de 100 patentes da EMS em todo o mundo, incluindo Estados Unidos e Europa.
COMENTÁRIOS
Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS LIDAS
ÚLTIMAS