Diario de Pernambuco
Busca

ALIMENTAÇÃO

Comida congelada: o processo mantém os alimentos saudáveis e seguros?

Publicado em: 25/05/2022 21:28

 (Foto: Ella Olsson/Unsplash)
Foto: Ella Olsson/Unsplash
Cada vez mais os consumidores têm buscado praticidade no dia a dia, principalmente na cozinha. Entre 2015 e 2020, a procura por refeições prontas cresceu 33% em todo o mundo e estima-se um crescimento de mais 27% nos próximos anos, segundo a Euromonitor Internacional. Com essa mudança no consumo, surgem novas preocupações, como a saudabilidade desses alimentos, principalmente os congelados. 

Pensando nisso, a nutricionista Lilian Petri, responsável pela linha Good4You, da Swift, traz informações sobre o congelamento e desmistifica o processo, que garante nutrientes preservados, sabor e mais segurança alimentar.

Alimentos congelados são saudáveis? 

"Diferentemente do que muitos imaginam, o processo de congelamento das refeições não faz com que elas percam vitaminas e minerais. Pelo contrário, esse procedimento garante sua saudabilidade por muito mais tempo, uma vez que interrompe a atividade no interior dos alimentos, fazendo com que os nutrientes durem mais. Outro aspecto interessante dos pratos é a praticidade. Se você tem alimentos prontos no freezer, vai comer melhor porque tem mais diversidade e opções pra compor suas refeições".

E o sabor, como fica no processo de congelamento? 

"O congelamento é uma forma eficiente de manter sabor e textura. Esse método permite que as características dos alimentos sejam preservadas, sem nenhum prejuízo nesse sentido. Além disso, é importante se ater às técnicas de preparo. Cada alimento (carnes, legumes e verduras) têm tempos de cozimento e armazenamento diferentes, então garantir que o fabricante - seja em processo industrial ou artesanal - saiba como preparar cada item, garantirá a qualidade final da refeição".
 
Quais são os melhores tipos de embalagem? 

"Embalagens plásticas estilo saquinho, de preferência as que são livres de BPA, são ótimas aliadas, pois com elas é possível eliminar todo o ar no recipiente, impedindo que fungos e bactérias se proliferem. Além disso, garantem a textura e a aparência dos alimentos."

Como devo armazenar alimentos congelados em casa? 

"O armazenamento adequado é bem importante. Para isso, você deve seguir as instruções no rótulo, além de sempre se atentar aos prazos de validade. Também é importante nunca descongelar e congelar novamente. Uma dica interessante é organizar o freezer de modo a deixar na frente o que vai vencer primeiro. E é sempre fundamental deixar o ar circular dentro do freezer para que o congelamento não seja prejudicado."

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários