Diario de Pernambuco
Busca

TECNOLOGIA

Desligar o telefone celular uma hora por dia pode aumentar o bem-estar

Publicado em: 22/04/2022 21:30

 (Foto: Reprodução/Pixabay)
Foto: Reprodução/Pixabay
Uma pesquisa publicada na Psychology Today se debruça sobre o vício em telefones celulares. No experimento, os participantes tiveram que desligar os telefones por uma hora antes de ir dormir.

Os pesquisadores observaram o medo chamado "nomofobia", de ficar sem telefone. O mal está frequentemente associado ao uso excessivo do celular, na verificação constante de mensagens, no uso excessivo das redes sociais, e na busca constante por informações e comunicação. Esses fatores causam ansiedade e trazem resultados adversos à saúde mental.

A pesquisa mostra que o uso excessivo do telefone resulta em maiores níveis de estresse, menor satisfação de vida, aumento da ansiedade, depressão e pior qualidade de sono. A pesquisadora Jolanta Burke, explica que a ideia do projeto surgiu na tentativa de ajudar as pessoas a tirar o melhor de seus telefones e garantir uma boa noite de sono.

O estudo pediu para profissionais do Reino Unido que tendiam a usar muito o telefone para que o aparelho fosse desligado uma hora antes de dormir. O telefone deveria ficar desligado durante a noite por  uma semana. "É claro que sabíamos que isso resultaria em alguma melhoria da felicidade e do bem-estar, mas as descobertas surpreenderam até mesmo a nós", explica a pesquisadora.

Foi descoberto que o bem-estar e a qualidade de vida daqueles que desligaram o telefone antes de ir para a cama aumentaram. Isso significa que eles relataram maior satisfação com a vida e a felicidade em apenas uma semana. Além disso, eles se tornaram mais receptivos ao mundo ao redor deles e se viram mais saudáveis fisicamente.

Segundo o estudo, independentemente de para que se usa os telefones, a simples ativação do dispositivo afeta negativamente nossa capacidade de adormecer. Além disso, os participantes relataram que desligar os telefones por uma hora antes de ir para a cama reduziu a ansiedade. Eles ainda sentiram que não estavam perdendo tempo. Alguns participantes ainda mencionaram a melhoria da vida sexual.

Jolanta afirma que mais de 90% dos participantes do experimento querem continuar desligando os telefones mesmo depois que o experimento tiver terminado. A estudiosa conclui que desligar o telefone é uma pequena mudança que pode trazer grandes resultados.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários