Acervo
PERNAMBUCO
PSDB estadual tem debandada após executiva nacional nomear Álvaro Porto como interventor
Nota oficial esclarece que "por discordar fortemente" da decisão do partido, grupo com 34 nomes anunciou saída; entre eles, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause e mais 32 prefeitos e prefeitas eleitos
Publicado: 02/04/2025 às 23:21

/Reprodução/Instagram
Após a Executiva Nacional do PSDB intervir, nesta quarta-feira (2), no diretório do partido em Pernambuco e nomear o presidente da Assembleia Legislativa (Alepe), Álvaro Porto, como interventor, um grupo com 34 nomes anunciou a saída do ninho tucano. Entre eles, o então presidente, Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause e o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro.

Essa decisão já vinha sendo tratada internamente, tanto que Porto foi convocado para participar de duas reuniões em Brasília. A última foi com o dirigente nacional Marconi Perillo.

Essa decisão já vinha sendo tratada internamente, tanto que Porto foi convocado para participar de duas reuniões em Brasília. A última foi com o dirigente nacional Marconi Perillo.
Por essa intervenção, Fred Loyo havia sido destituído do cargo de presidente. Ele havia sido eleito pelos filiados e o mandato duraria até o final deste ano. A decisão do comando nacional se deu em retaliação à decisão da governadora Raquel Lyra de deixar o PSDB e se filiar ao PSD para se aproximar do Governo Lula.
Leia o comunicado na íntegra:
Leia o comunicado na íntegra:
Diante do anúncio da Executiva Nacional do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) de intervenção em Pernambuco, a presidência da legenda em nosso estado, que tem seu mandato constituído até novembro de 2025, ressalta que essa decisão é injustificável. Representa um episódio de violência política e desrespeito na contramão de tudo o que sempre defendeu o PSDB: o respeito às regras, a decisões colegiadas e, acima de tudo, ao diálogo.
Por discordarem fortemente desta decisão sem legitimidade política, a partir deste momento, o então presidente Fred Loyo, a vice-governadora Priscila Krause, prefeitos e prefeitas anunciam a saída do partido.
A escolha da presidência do Diretório Estadual foi unânime e, a partir dela, o PSDB emergiu da posição de 5 prefeitos para a maior legenda política de nosso Estado, tendo até hoje em seu quadro 32 prefeitos, 33 vice-prefeitos, mais de 220 vereadores, além de diretórios e comissões provisórias em 90 municípios.
É importante destacar que essa caminhada se deu através de diálogo, compromissos e convergências, fortalecendo o partido em todas as regiões do Estado.
Seguimos juntos e certos de que construímos um projeto vitorioso que continuará servindo a Pernambuco com coragem, integridade e compromisso com as pessoas.
Subscrevem esse comunicado:
Frederico Loyo Filho
Vice- Governadora Priscila Krause
André Raimundo - prefeito de Cachoeirinha
Aninha da Ferbom - prefeita de Nazaré da Mata
Berg de Hacker - prefeito de Rio Formoso
Beto do Sargento - prefeito de Belém de Maria
Biu Abreu - prefeito de Orobó
Dió Filho - prefeito de Riacho das Almas
Diógenes Patriota - prefeito de Tuparetama
Diogo - prefeito de Barra de Guabiraba
Dona Graça - prefeita de Catende
Dr. Pedro Alves - prefeito de Iguaracy
Duguinha - prefeito de São Joaquim do Monte
Eder - prefeito de Vicência
Elizinho - prefeito de Carnaubeira da Penha
Fátima Borba - prefeita de Cortês
Izalta - prefeita de Ibirajuba
Joelda Pereira - prefeita de Tacaimbó
Joia - prefeito de Salgadinho
Júnior de Rivaldo - prefeito de Saloá
Júnior Pinto - prefeito de Exu
Luciano Bonfim - prefeito de Triunfo
Márcia Barreto- prefeita de Joaquim Nabuco
Marlos Henrique - prefeito de Maraial
Paulo Galvão - prefeito de Itamaracá
Pollyanna Abreu - prefeita de Sertânia
Professora Elcione - prefeita de Igarassu
Rael- prefeito de Vertentes
Ramos - prefeito de Paulista
Rodrigo Pinheiro - prefeito de Caruaru
Simãozinho - prefeito de Alagoinha
Teto Teixeira - prefeito de Moreilândia
Wellington - prefeito de Ibimirim
Xicão Tavares - prefeito de Verdejante