Clouds25° / 28° C

INTERIOR

Prefeito e vice de Correntes têm mandato cassado por abuso de poder econômico e político

Edimilson da Bahia e Demilton Júnior estão inelegíveis por oito anos

Publicado em: 02/04/2025 19:46 | Atualizado em: 02/04/2025 19:51

 (Reprodução/Redes Sociais)
Reprodução/Redes Sociais
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) decidiu pela cassação dos mandatos do prefeito e vice-prefeito do município de Correntes, Edimilson da Bahia e Demilton Júnior, por abuso de poder político e econômico e compra de votos.

A decisão divulgada na última terça-feira (1º) também torna os gestores inelegíveis por oito anos, contados a partir das eleições de 2024.

Na sentença, o TRE aponta como provas constantes no processo vídeos que mostram %u201Ctransporte gratuito para eleitores, com divulgação de horários, rotas e convocação para eventos com estrutura profissional%u201D e %u201Cdistribuição de alimentos e bebidas alcoólicas, inclusive com envolvimento de menores e promoção pessoal do candidato%u201D; áudios e gravações comprovando %u201Cdistribuição de combustível, com valores de R$ 150,00 por veículo%u201D e %u201Centrega de valores em dinheiro a eleitores específicos%u201D.

Constam também %u201Cevidências do uso de bens e eventos públicos (escolas, festividades municipais) para propaganda eleitoral, misturando atividades institucionais com objetivos eleitorais%u201D, além da realização de campanha antes do período permitido pela legislação eleitoral.

Ainda de acordo com a sentença, %u201Cas condutas estão devidamente documentadas e foram reconhecidas inclusive pelo Ministério Público Eleitoral como gravemente lesivas ao processo eleitoral%u201D.

Em sua defesa, o prefeito emitiu uma nota pública informando que não foi intimado pela Justiça. %u201CTão logo sejamos intimados, nosso jurídico analisará o teor da decisão %u2013 que no presente momento consta como Cancelada, no sistema da justiça %u2013 e, caso necessário, utilizaremos, com a mesma tranquilidade que nos trouxe até aqui, dos recursos jurídicos disponíveis%u201D, ressaltou o texto.

%u201CReiteramos nossa confiança na justiça eleitoral e sabemos que prevalecerá a vontade popular que elegeu Edimilson da Bahia e Demilton Júnior para condução dos destinos do nosso querido município de Correntes%u201D, completou o documento.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua