![(Foto: Divulgação) (Foto: Divulgação)]() |
Foto: Divulgação |
O PT ganhou o reforço, nesta sexta-feira (4), do grupo ligado a deputada estadual estadual Dani Portela, que ainda está filiada Psol. O coletivo político Florescer rompeu com a sigla psolista logo após as eleições municipais de 2024, quando Dani foi candidata a prefeitura do Recife. Parlamentar no momento está impedida de trocar de partido, mas assinará a ficha do PT na janela de troca do mês de março de 2026.
O ato político de filiação aconteceu no auditório do SINDSEP-PE e contou com a presença da senadora Teresa Leitão, do deputado federal Carlos Veras, da vereadora Kari Santos, do presidente do PT Recife Cirilo Mota e da dirigente do PT Pernambuco Vivian Farias.
“Diante da crise do capitalismo, das disputas com a extrema direita e o aprofundamento da desigualdade social, vimos a necessidade de nos juntarmos ao maior partido político de esquerda da América Latina. Chegamos com um grupo volumoso, a disposição e com experiência de construção partidária em outras agremiações do campo progressista e da nossa atuação em defesa da classe trabalhadora”, declarou Luiza Carolina, debatedora no evento e uma das lideranças do Florescer.
“Esse grupo vem num momento crucial para o PT. Esse partido veio para transformar e mudar a realidade das pessoas. Nosso papel como partido do Governo é representar o presidente Lula onde quer que estejamos. Vocês chegam com força e receber vocês é renovar”, concedeu boas vindas a senadora Teresa Leitão.
De acordo com o coletivo Florecer, o grupo chega ao PT com militantes e lideranças do movimento negro, do movimento de mulheres, do movimento LGBTQIAPN+, do movimento estudantil e de juventudes e lideranças da luta comunitária.