POLÍTICA
Raquel Lyra se filia ao PSD: "Aliança de propósito"
Governadora também assume a presidência do diretório do partido em PernambucoPublicado em: 10/03/2025 21:17 | Atualizado em: 11/03/2025 11:46
![]() |
Taylinne Barret/DP Foto |
A governadora Raquel Lyra é, oficialmente, membro do Partido Social Democrático. Ao lado do presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, ela assinou sua filiação em cerimônia no Recife Expo Center, centro de convenções no Cais de Santa Rita, na capital pernambucana.
"Estou em casa. A filiação ao PSD é um processo natural de construção coletiva. Chegou a hora de mudar. E não se trata de uma aliança de ocasião, mas uma aliança de propósito com pessoas que acreditam todos os dias em trabalhar por um país melhor", disse a governadora.
Em discurso, Kassab citou a última pesquisa Genial/Quaest como fruto do trabalho de Lyra.
"Você assumiu o Estado numa situação muito difícil, todos sabem, é público. Estava desorganizado. Em dois anos você organiza, prepara para entregas, e o Estado já reconheceu que você fez a lição de casa, não fez demagogia, não prometeu o que não tinha. Esse reconhecimento já está traduzido em pesquisa. 51% aprova sua administração, mais da metade no estado, apesar de não ter feito nenhuma entrega, apenas agiu com responsabilidade resolvendo as finanças do Estado", declarou Kassab.
![]() |
Taylinne Barret/DP Foto |
Raquel também assumiu a presidência do diretório estadual do PSD. O cargo era ocupado pelo ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, que agora é vice.
"Estou entregando a presidência estadual a Raquel, que vai nos liderar. Raquel, acho que você já sabe, pois não me canso de dizer: eu tinha uma vontade enorme de estar ao seu lado. A casa é sua, seja bem vinda, vamos ganhar a próxima eleição", discursou o ministro.
Convidado por Kassab, o ex-governador João Lyra, pai de Raquel, também se filiou ao PSD no evento.
Entre outras autoridades presentes, estiveram o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD); a vice-governadora Priscila Krause (PSDB), o ex-governador Gustavo Krause; além de senadores da legenda, deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores.
Uma surpresa foi a presença do presidente estadual do PL, Anderson Ferreira.
Raquel deixa o PSDB após nove anos. Pela sigla, foi eleita duas vezes prefeita de Caruaru e uma vez chefe do Executivo de Pernambuco. Hoje, concluiu a busca por uma nova legenda para disputar a reeleição em 2026.
A mudança para o PSD era especulada desde o ano passado. O partido possui três ministérios no Governo Lula e deixa a governadora mais próxima da base do presidente. Raquel também já havia expressado sua insatisfação com a oposição do PSDB ao petista.