Clouds25° / 27° C

ORÇAMENTO

Governo Lula só deverá decidir sobre bloqueio no Orçamento em maio

Bloqueio no Orçamento pode ser necessário para que o governo Lula cumpra a meta de déficit primário zero em 2025

Publicado em: 27/03/2025 11:23

Equipe econômica está fazendo as apurações e a atualização das projeções (Crédito: Divulgação/Tesouro Nacional)
Equipe econômica está fazendo as apurações e a atualização das projeções (Crédito: Divulgação/Tesouro Nacional)

O governo federal só deverá decidir sobre um eventual bloqueio no Orçamento de 2025 no mês de maio. Isso porque a equipe econômica está fazendo as apurações e a atualização das projeções para verificar como vai ser a execução dos recursos ao longo do ano.

“Ele [eventual bloqueio] só deve ser materializado e a gente ter clareza sobre isso no momento do relatório bimestral [em maio]”, explicou o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, em coletiva nesta quinta-feira (27/3).

Esse relatório avalia as despesas e receitas primárias da União a cada dois meses. Como o Orçamento de 2025 só foi aprovado em março, o relatório previsto para este mês (contemplando os meses de janeiro e fevereiro) não precisou ser publicado. O próximo documento deverá sair em maio (referente a março e abril).

Confira a matéria completa no Metrópoles.

Mais notícias