Clouds25° / 27° C

PERNAMBUCO

Quaest: Raquel Lyra tem 51% de aprovação, mas João lidera para 2026

Prefeito do Recife soma 56% das intenções de voto na disputa pelo Governo do Estado

Publicado em: 27/02/2025 07:40 | Atualizado em: 27/02/2025 13:31

A pesquisa trouxe um panorama da corrida eleitoral para o governo de Pernambuco em 2026 (Crédito: Rafael Vieira / Sandy James)
A pesquisa trouxe um panorama da corrida eleitoral para o governo de Pernambuco em 2026 (Crédito: Rafael Vieira / Sandy James)
O primeiro governo de Raquel Lyra (PSDB) é aprovado por 51% dos pernambucanos, mas ela ainda perderia a eleição para o prefeito do Recife, João Campos (PSB). É o que mostra a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quinta-feira (27).

O levantamento aponta que 44% desaprovam a gestão, enquanto 5% não souberam responder. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou menos.

O resultado mostra uma oscilação dentro da margem de erro comparada à pesquisa publicada em dezembro de 2024, quando a governadora foi aprovada por 54% e reprovada por 42%.

O primeiro mandato da tucana é avaliado como regular por 37% dos entrevistados. Para 32%, o saldo da gestão é positivo, e 26% vêem como negativo. Em dezembro, a avaliação regular era de 35%; a negativa, de 29%; e a positiva se manteve a mesma.

Eleições

O prefeito João Campos lidera a disputa pelo Governo do Estado em 2026, com 56% das intenções de voto. A governadora Raquel Lyra aparece na segunda posição, com 28%, à frente do ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), com 5%.

Apesar de aparecer na pesquisa estimulada – quando os nomes dos candidatos são listados ao entrevistado – Gilson Machado se declarou candidato ao Senado em 2026, com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

3% dos entrevistados afirmam estar indecisos, e 8% votam nulo, branco, ou não vão votar.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua