Clouds26° / 28° C

SENADO

"Defesa da democracia deve ser sempre exaltada", diz Pacheco em despedida do Senado

O senador Rodrigo Pacheco falou com a imprensa em frente ao Senado falando sobre o trabalho da Casa nos quatro anos em que esteve na presidência

Publicado em: 01/02/2025 10:56 | Atualizado em: 01/02/2025 11:03

Entrevista ao vivo TV Senado  (foto: Reprodução)
Entrevista ao vivo TV Senado (foto: Reprodução)

O senador e, ainda, presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco (PSD-MG) realizou uma coletiva de imprensa pouco tempo antes de começar a sessão que dará início à eleição para a presidência da Casa. Em seu discurso, Pacheco lembrou as entregas e agradeceu os senadores, servidores e a imprensa pelo trabalho realizado em seus dois mandatos à frente do Senado.

 

Pacheco deixou claro em sua fala a defesa pela democracia e pela liberdade de imprensa, principalmente "em tempos de fake news e desinformação nas redes sociais". "Nunca foi to importante uma imprensa livre e profissional", afirmou. O senador mineiro também exaltou a defesa da democracia e reafirmou que esse é o legado desse parlamento nesses quatro anos.

 

"O que deve nos orgulhar nesses quatro anos, é a defesa que o Senado fez à democracia do Brasil. Foi uma tônica que fez com que o Senado se unisse num momento de nagacionismo, ataques anti-democráticos e, considero que isso é legado de todos esses senadores porque o Senado não se furtou de poder garantir o respeito às instituições", enfatizou. 

 

Ainda em seu discurso, Pacheco afirmou que após a aprovação da Reforma Tributária, o próximo foco do Congresso Nacional será a eficiência dos gastos públicos e emendas parlamentares. "Queremos que sejam mantidas (as emendas), mas com critérios de governança e estamos conversando para definir critérios de transparência", disse. O senador também afirmou que confia na "capacidade de diálogo e entendimento dos poderes". Por fim, saudou "Democracia" ao deixar o púlpito.

 

 

 

Ministério ou governo de estado?

 

Ao final, Rodrigo Pacheco respondeu algumas perguntas, mas não confirmou se irá concorrer para o governo de Minas Gerais em 2026 ou assumir alguma pasta no Governo Lula. Pacheco agradeceu e se sentiu honrado pelo recado do presidente em sua coletiva na quinta-feira. "Quem está na politica e diz que não tem o sonho de governar o seu próprio estado, está mentindo. Mas se isso vai ser uma realidade, ou não, depende de muitas variáveis e muitas circunstancias", respondeu.

 

"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é um grande politico, ser-humano extraordinário, e recebo essa mensagem de com muita honra", disse ao ser questionado sobre o comentário do presidente em querer Pacheco como governador de Minas. 


 

Acompanhe ao vivo a eleição para a presidência do Senado. 

 

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense


Tags: senado | pacheco |

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua