![(Foto: Ricardo Stuckert/PR) (Foto: Ricardo Stuckert/PR)]() |
Foto: Ricardo Stuckert/PR |
O primeiro-ministro português Luís Montenegro foi recebido hoje pelo presidente brasileiro Lula da Silva no Palácio do Planalto, em Brasília. Nesta quarta-feira, os líderes de Portugal e do Brasil discutem o fortalecimento da cooperação bilateral em diversos setores, como defesa, segurança, justiça, ciência, ambiente, comércio, saúde e cultura. Está prevista a assinatura de 20 acordos bilaterais em várias dessas áreas
Também será assinado o Acordo de Cooperação no Domínio da Investigação e Combate à Criminalidade Organizada Transnacional e ao Terrorismo, que tem como objetivo reforçar o combate ao crime organizado através do compartilhamento de informações e dados e ainda a realização de investigações e operações conjuntas. Uma vez que as autoridades brasileiras já admitiram a existência de membros da organização criminosa brasileira Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV) em Portugal.
O acordo será firmado durante a 14ª Cúpula Luso-Brasileira, que começou hoje no Distrito Federal e, conta com a participação de 11 ministros portugueses, liderados por Montenegro.
Já a cooperação será realizada entre a Polícia Federal brasileira e a Guarda Nacional Republicana, Polícia Judiciária e Polícia de Segurança Pública de Portugal.
A comitiva do governo de Portugal chegou a Brasília na terça-feira e o primeiro-ministro acompanhou os dois últimos pontos da visita oficial do presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Brasil, que regressou hoje a Lisboa. Rebelo anunciou que planeja abrir mais cinco consulados no Brasil.