Clouds29° / 29° C

UNIÃO

Vital do Rêgo toma posse como novo presidente do TCU

O ministro toma posse em substituição a Bruno Dantas. Jorge Oliveira assume a vice-presidência. Cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira (11/12), em Brasília

Publicado em: 11/12/2024 12:27 | Atualizado em: 11/12/2024 12:31

 (Divulgação/TCU)
Divulgação/TCU

O ministro Veneziano Vital do Rêgo, do Tribunal de Contas da União (TCU), tomou posse como presidente da corte nesta quarta-feira (11/12). A cerimônia aconteceu na sede do tribunal, em Brasília, com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin, além de ministros do governo Lula e dos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participaria da cerimônia, mas não compareceu em função da cirurgia de emergência na cabeça pela qual passou ontem.

 

O ministro toma posse em substituição a Bruno Dantas. Jorge Oliveira assume a vice-presidência.

 

Os mandatos terão início em 1º de janeiro de 2025 e terão duração de um ano, com a possibilidade de renovação por mais um ano.

 

A regra não explícita é seguir o critério de antiguidade para determinar a presidência do órgão. Assim, de acordo com esse critério, os próximos ministros a ocupar o cargo de presidente são Jorge Oliveira (2027-2028) e Antonio Anastasia (2029-2030).

 

Vital do Rêgo foi eleito à Presidência do TCU em 4 de dezembro, por unanimidade.

 

Perfil

 

Natural de Campina Grande (PB), o ministro Vital do Rêgo atua no TCU desde 2015. Em dezembro de 2014, foi indicado pelo Senado ao TCU para ocupar a vaga deixada pela aposentadoria compulsória do ministro José Jorge.

 

É formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

 

Foi vereador de Campina Grande (PB), deputado estadual, deputado federal e senador.

 

As informações são do Correio Braziliense

Mais notícias