Clouds26° / 28° C

Eleições 2024

Seis homens são presos em flagrante por porte ilegal de arma e ameaça a eleitores no Agreste, diz TRE-PE

Tribunal disse que 206 urnas foram trocadas até as 15h. Isso significa 0,85% das 23,9 mil equipamentos

Publicado em: 06/10/2024 16:18 | Atualizado em: 06/10/2024 16:50

 (Foto: Divulgação/TRE)
Foto: Divulgação/TRE
Seis homens foram presos em flagrante em Vertentes, no Agreste, por porte ilegal de arma e uso de grave ameaça para coagir alguém a votar ou deixar de votar, segundo o Tribunal Eleitoral em Pernambuco (TRE-PE)

Diretor-geral do TRE-PE, Orson Lemos, afirmou que este é o único caso, até o momento, em que os detidos precisaram ser levados para audiência de custódia após registro na delegacia de Santa Cruz do Capibaribe. 

A audiência, que ainda não teve resultado divulgado, foi sorteada para ser realizada em Pesqueira, também no Agreste.

“Esta é a única prisão que não foi convertida em TCO (termo circunstanciado de ocorrência) ou arbitrado fiança”, disse Orson Lemos.

Urnas substituídas

Ainda segundo o TRE-PE, 206 206 urnas eletrônicas apresentaram algum tipo de problema e precisaram ser trocadas no Estado.

Esse número equivale a 0,85% do total das 23.979 urnas disponíveis para o primeiro turno das Eleições 2024, realizado neste domingo (6), quando os eleitores votaram para prefeito e vereador das suas cidades.

Ao todo, foram 3.330 locais de votação em Pernambuco. O novo balanço do TRE-PE foi divulgado às 15h30.

“Está tudo muito calmo”, afirmou Orson Lemos. “Nós não temos notícia de nenhuma fila acima de cinco, seis pessoas.

Segurança

Mais cedo, o presidente do TRE-PE, o desembargador Cândido Saraiva, conversou com o secretário de Defesa Social (SDS), Alessandro Carvalho, e disse ter ficado satisfeito com o andamento do pleito.

Segundo a SDS, o Estado registrou 30 ocorrências policiais no período entre meia-noite e meio-dia. A principal delas foi registrada em Pesqueira, no Agreste, com a prisão de dois homens suspeitos de compra de votos, na zona urbana do município.

Flagrada por drone do Centro Integrado de Comando de Caruaru, a dupla foi detida pela Polícia Militar e levada à delegacia.


Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua