Eleições
Pais levam filhos para votar no Recife
Alguns levaram os pets para a votação
Por: Mareu Araújo
Publicado em: 06/10/2024 17:20
Debora levou o filho, Ethan (Foto: Priscilla Melo/DP Foto) |
Em diversas seções eleitorais do Recife, pais levaram seus pequenos para apertar o botão ‘Confirma’ das urnas eletrônicas neste domingo (6) de eleição municipal, a exemplo dos candidatos à prefeitura Dani Portela (PSOL), que deixou seu voto com o filho Jorge no colo, Técio Teles (Novo), que foi acompanhado da filha, Maria Alice, e do sobrinho, Ricardo Luís, e Daniel Coelho (PSD), que estava com os filhos Lucas e Helena.
Mãe do bebê Ethan, de 5 meses, Debora Fortunato, de 24 anos, chegou à Escola Aníbal Fernandes, na área central da capital pernambucana, por volta das 12h. “Vim sozinha, como moro perto, trouxe o carrinho para dar assistência. Mas, lá na hora, na hora do momento do vamos ver, tem que estar com ele no colo”, contou.
O medo dela era de que as filas estivessem muito longas. “Porque aí ele ia ficar inquieto, ele ia estar saindo no colo o tempo todo, mas foi rápido, ele estava comportado, não chorou”, completou.
Josilene votou com o filho, Davi Miguel (Foto: Priscilla Melo/DP Foto) |
O medo foi compartilhado por Josiele Carneiro, de 25 anos, que votava com Davi Miguel. “É uma experiência totalmente nova. Eu procurei uma pessoa para vir comigo, porque, ao menos, na hora que eu fosse votar, alguém ficava com ele, mas não consegui e tive que trazê-lo”, disse.
Diferente de Débora, que mora perto da escola, Josiele precisou sair do bairro da Guabiraba, na Zona Norte do Recife. “Ele tá cansado. Pegamos muito trânsito. Eu não tinha como deixá-lo porque Davi mama, mesmo deixando um leitinho, ele iria chorar para mamar”, disse.
Animais
Nájia levou Luke, o cachorrinho de sua neta (Foto: Priscilla Melo/DP Foto) |
Em alguns colégios eleitorais do Recife, quem chamou atenção foram os pets. Cachorrinhos estiveram presentes em boa parte das seções eleitorais visitadas pelo Diario de Pernambuco, neste primeiro turno das Eleições Municipais de 2024.
Na Escola Professor Motta e Albuquerque, na Tamarineira, na Zona Norte do Recife, o pequeno Luke, "neto" de dona Nájia Carvalho, de 77 anos, participou da votação da avó. “Vim votar com meu menino bonito. Minha neta, que é tutora dele, está viajando aí onde eu vou, ele também vai”, disse.
Embora não seja obrigada a votar por conta de sua idade, Nájia afirmou que irá cumprir seu dever cívico. “Enquanto eu puder caminhar, eu vou votar, aí trouxe o Luke. Ele só tem um problema, come tudo que vê pelo chão”, disse enquanto fazia carinho no parceiro.
Além de Luke, Nájia estava acompanhada do marido, que no momento em que conversava com a reportagem, aguardava a fila de votação. “A votação foi tranquila, fiquei com medo de não poder levá-lo e meu marido ficou com o Luke, ele está votando agora e eu fiquei”, contou.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não é proibido levar os animais de estimação para a cabine de votação.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS