Clouds28° / 30° C

Eleições

"Vou buscar verba internacional para fazer a engorda da praia", afirma Gilson Machado (PL) em sabatina no Diario de Pernambuco

O candidato afirmou que, se for eleito, algumas vias da capital terão inversão de trânsito

Publicado em: 03/09/2024 05:31 | Atualizado em: 03/09/2024 08:51

 (Foto: Francisco Silva/DP Foto)
Foto: Francisco Silva/DP Foto
O Diario de Pernambuco, Rádio Clube AM e o Blog Dantas Barreto publicam, nesta terça (3), mais uma sabatina com os candidatos à Prefeitura do Recife. O convidado da vez foi Gilson Machado (PL). 

O candidato afirmou que, se for eleito, algumas vias da capital terão inversão de trânsito, quanto ao controle urbano, em sua gestão, barraqueiros de coco e da praia terão um cadastro na prefeitura e, ainda, contou que fará a engorda da praia de Boa Viagem. 

A entrevista, com duração de 40 minutos para todos os candidatos, está disponível no canal do Youtube do Diario de Pernambuco, e será veiculada na Rádio Clube AM às 9h da próxima quarta-feira (3).

A mesa foi composta pelos jornalistas André Luiz Cabral, apresentador da Rádio Clube; Ricardo Dantas Barreto, que assina o Blog Dantas Barreto e a coluna Diario Político; e Mareu Araújo, repórter do Diario de Pernambuco.

Gilson Machado, 56 anos, é veterinário, músico e político. Iniciou na política atuando como assessor do seu tio, que foi deputado federal constituinte, Gilson Machado, de 1988 a 1994. Foi presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), em 2020, e Ministro do Turismo e Cultura, entre 2020 e 2022, no Governo Bolsonaro. Tentou se eleger senador no Estado, nas Eleições de 2022, em que atingiu 1.320.555 de votos. 
 
 
 
Controle Urbano 

“Primeiro, eu não vou tratar os trabalhadores informais da praia como ilegais. Eles são pais de família, eles precisam sobreviver não é porque o emprego é informal que é ilegal. Nós vamos cadastrar todos, vamos dar cursos para eles se capacitarem. Aprender sobre o manuseio de alimentos. Vamos tentar fazer o mais higiênico possível, aquele local deles. E, nós vamos criar uma área só para que, antes de sair para venda, eles tenham onde se preparar”, afirmou. 

“Um local onde possam deixar o lixo, possam lavar a barraquinha, possam, inclusive, deixar à noite ‘a vida deles’”, pontuou o candidato. 

Engorda da praia

“Boa Viagem acabou a praia praticamente. Como é que você vai levar um turista para lá? É só ir ali defronte da Igreja de Boa Viagem na maré cheia... Boa Viagem tem que ser feito o que eu fiz em Balneário Camboriú a engorda da praia”, apontou.  

“Isso não está no meu plano de governo, mas eu tô dizendo aqui em primeira mão: eu vou buscar recurso internacional para isso. E não vou buscar apenas para Boa Viagem, eu vou chamar os prefeitos de Jaboatão, o de Olinda e de Paulista para a gente fazer um grande plano”, disse.

Trânsito

“Eu vou tá falando ações que tem que ser feitas pontualmente agora para minimizar o trânsito no Recife. Uma delas é que obras não emergenciais podem ser feitas no período noturno, nós vamos fazer. Outra coisa é a inversão de fluxo nos horários de maior densidade de trânsito”, afirmou. Em seguida, o candidato exemplificou: 
 
“Por exemplo, eu tava hoje cedo, eu moro ali no Parque do Cais, no Estelita, vendo a quantidade de veículos que vinham de boa viagem para cá. Passei Enquanto passavam 200 carros no sentido de Boa Viagem, com trânsito e ônibus lotados, no sentido de indo para a Zona Sul passavam 30 carros”. 

“Então o que é que fazer inverter deixar uma faixa só para aí e ganhar uma faixa estrategicamente desses horários, isso pode ser feito e é coisa simples”, afirmou.

Além disso, o candidato reforçou seu plano em remover os canteiros da Antônio de Goes, Domingos Ferreira e Agamenon Magalhães. 

“Tirando os canteiros centrais a gente vai ganhar mais uma faixa, vamos ganhar na diminuição do número de sinais e vai aumentar o fluxo de veículos. Ah, mas tem umas árvores lá… Compensa em outros cantos”, disse.

“Hoje tem tecnologia que você consegue pegar um coqueiro adulto, que eu eu sei disso porque eu vendo coqueiro, eu sou vendedor de coco e de coqueiro em Alagoas, você consegue arrancar um coqueiro inteiro e replantar em outro canto. Vamos fazer isso daí com o mínimo de impacto ambiental possível. E as árvores que foram derrubadas, nós vamos plantar 10 vezes mais do que as que lá estão. Então pode ficar tranquilo que vai ser fundamental isso aí”, contou. 

Mais notícias