ELEIÇÕES 2024 EM JABOATÃO
Eleições 2024: Mano Medeiros garante foco em infraestrutura caso seja reeleito em Jaboatão
Segundo o atual prefeito, um terço da população vive em áreas de risco, e 60% das ruas não são pavimentadas
Por: Guilherme Anjos
Publicado em: 17/09/2024 05:25 | Atualizado em: 17/09/2024 05:24
Mano Medeiros (PL), prefeito de Jaboatão dos Guararapes e candidato à reeleição (Marina Torres/DP Foto) |
Buscando a reeleição, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), garantiu que resolver os desafios da infraestrutura no município seriam prioridade em um possível segundo mandato. As propostas foram apresentadas em entrevista ao Diario de Pernambuco na última segunda-feira (16).
Para o candidato, a crise na infraestrutura agrava outros déficits do município, a exemplo da moradia. Segundo ele próprio, um terço da população de Jaboatão vive em áreas de risco, o que representa cerca de 200 mil pessoas.
Medeiros apontou que sua gestão investiu na requalificação das áreas de risco com a construção de contenções, muros de arrimo e geomantas, mas o trabalho acabou de sair da estaca zero, e o dinheiro é curto demais para solucionar de vez todas as crises.
“Temos o levantamento da nossa área técnica. A necessidade é de R.2 bilhões. A receita anual do nosso município é de R$ 1.5 bilhão, então era pegar todo o recurso do município, toda a receita, e aplicar na área de risco para resolver o problema”, disse.
“Investimos em torno de uns 40 muros de arrimo. É pouco, mas para quem não tinha feito nada, já é muito. Vamos investir muito mais”, acrescentou.
Alagamentos
Outra promessa do prefeito para sua primeira gestão completa - ele era o vice de Anderson Ferreira, que deixou o cargo para disputar o Governo do Estado em 2022 - é solucionar as dificuldades de alagamentos mais severos em Jaboatão. Medeiros propôs a construção de uma barragem para conter o volume de água do rio Jaboatão, vindo de Moreno.
“Temos que ter obras estruturadoras, não é só a limpeza e drenagem. Um dos problemas que temos é em Muribeca, pelo volume de água do rio Jaboatão, que vem muito forte de Vitória de Santo Antão e Moreno, e não tem como desaguar em Jaboatão. Estamos conversando com os governos Estadual e Federal para fazer a barragem do Engenho Pereira, em Moreno. O Estado já está captando recursos, estamos fazendo de forma conjunta. R$ 70 mil já foram liberados no PAC”, declarou.
Medeiros propôs ainda a requalificação e dragagem da lagoa Olho d’Água, reserva natural da cidade e ponto frequente de alagamentos. “Vamos apresentar um projeto para captar recursos junto ao Banco Mundial ou BNDES, não só para dragar, mas requalificar o entorno da lagoa, fazer habitacionais, vias expressas”, afirmou.
Pavimentação
Medeiros também garantiu que outro foco de sua gestão seria a pavimentação das ruas do município. O prefeito afirmou que 60% das vias públicas da cidade não são asfaltadas, com muitas delas passando por requalificações, mas ainda feitas de barro. “Operacionalmente falando, conseguimos 300 ruas pavimentadas por ano. Estamos falando aqui de mais 1.200 ruas nos próximos quatro anos”, garantiu.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS