Eleições
Eleições 2024: TRE-PE faz alerta para mensagem falsa sobre convocação de mesários
Segundo o TRE-PE, uma mensagem falsa, enviada por e-mail, notifica sobre a necessidade de acessar um link fraudulento
Por: Diario de Pernambuco
Publicado em: 04/09/2024 10:54
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil |
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) alerta os eleitores sobre um golpe que tem usado o nome da Justiça Eleitoral para captar dados pessoais.
Segundo o TRE-PE, uma mensagem falsa, enviada por e-mail, notifica sobre a necessidade de acessar um link fraudulento, supostamente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para obter informações sobre a convocação de mesárias e mesários.
O site produzido pelos golpistas solicita o CPF da pessoa para consulta sobre a convocação. O TRE-PE informa que a página é falsa e que a confirmação dos integrantes da mesa receptora de votos deve ser feita na área do mesário, diretamente no site oficial do Tribunal.
O TRE-PE informa, ainda, que tanto o e-mail quanto o site são falsos. “O e-mail não foi enviado pela Justiça Eleitoral, e a página não pertence ao TSE, nem aos TREs. Além disso, não existe nenhum tribunal da zona eleitoral municipal”, avisam em nota.
Mesários
A nomeação dos mesários para compor as mesas receptoras de votos é realizada em um edital publicado pelo juiz de cada zona eleitoral. O prazo para a publicação do documento se encerrou no dia 7 de agosto. Já o período para as nomeações das seções instaladas em estabelecimentos penais e unidades de internação de adolescentes termina no dia 30 de agosto.%u202FDepois da nomeação por edital, mesários são convocados para trabalhar na eleição.
Diferente do site com link fraudulento, a notificação do Tribunal solicita que a pessoa confirme a convocação na página oficial do TRE-PE, incluindo o número do título eleitoral e um código enviado na mensagem.
O TRE-PE acrescenta que em caso de dúvida sobre a convocação, a pessoa ainda pode entrar em contato com o Disque Eleitor através do número 3194-9400. A confirmação para a mesa receptora de votos também pode ser feita presencialmente nos cartórios.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS