Clouds26° / 28° C

ELEIÇÕES 2024

TRE-PE nega pedido de Gilson Machado por liberação de carreata no Recife

Candidato à Prefeitura do Recife participou de agenda com ex-presidente Jair Bolsonaro

Publicado em: 10/08/2024 14:51

Gilson Machado (PL) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dividiram palanque em ato no Clube Português (Francisco Silva/DP Foto)
Gilson Machado (PL) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) dividiram palanque em ato no Clube Português (Francisco Silva/DP Foto)
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) rejeitou mandado de segurança do candidato à Prefeitura do Recife, Gilson Machado (PL), que tentou reverter a proibição de atos que possam se enquadrar como campanha eleitoral antes do dia 16 de agosto.

A nova determinação foi publicada na manhã deste sábado (10), enquanto o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) realizava carreata no Recife.
 
Com isso, fica mantida decisão do juizado eleitoral do Recife proibindo a realização do ato, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

De acordo com o TRE, a proibição não impede que Bolsonaro ande pela cidade e aglomere seguidores, mas veda a participação de candidatos antes do início do prazo previsto na Lei Eleitoral.

Gilson Machado esteve ao lado de Bolsonaro nas manifestações deste sábado.

Na carreata, iniciada na Avenida Boa Viagem, Zona Sul da capital, manteve distância do ex-presidente e evitou holofotes.

No entanto, em evento no Clube Português, Zona Norte, subiu no palanque ao lado de Jair e lideranças bolsonaristas.

Machado não discursou nem foi citado nominalmente nos discursos, mas seu rosto estampava banner ao lado de Jair e da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro (PL).

O candidato ainda pode recorrer da decisão ao plenário do TRE-PE e ao Tribunal Superior Eleitoral.

A reportagem procurou a equipe de Gilson Machado, mas não obteve retorno da defesa até o momento da publicação.

Mais notícias