° / °
Política
REUNIÃO MINISTERIAL

Lula pede a ministros "cautela" com eleições para presidências do Congresso

Presidente afirmou, durante encontro com ministros, que troca nas presidências da Câmara e do Senado não podem atrapalhar o funcionamento do governo

Publicado: 08/08/2024 às 15:13

Lula convocou os chefes de todas as pastas para o encontro, no Palácio do Planalto/foto: Ed Alves/CB/DA.Press

Lula convocou os chefes de todas as pastas para o encontro, no Palácio do Planalto (foto: Ed Alves/CB/DA.Press)


Lula convocou os chefes de todas as pastas para o encontro, no Palácio do Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu cautela nesta quinta-feira (08/08) aos seus ministros para que as eleições à presidência da Câmara e do Senado não interfiram no funcionamento do governo federal. Ele convocou os chefes de todas as pastas para o encontro, no Palácio do Planalto.

 

“Nós temos uma Câmara que vai trocar de presidente, um Senado que vai trocar de presidente, e tudo isso tem que ter muita cautela, para que não tenha nenhuma incidência no funcionamento do governo”, discursou o petista na abertura da reunião.

 

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Alexandre Padilha, fez uma exposição aos demais auxiliares sobre a situação política do governo. Após a fala de Lula, que foi transmitida nas redes oficiais, a conversa seguiu a portas fechadas.

 

 

Articulação em progresso

 

O presidente vem evitando interferir na disputa pela chefia das duas Casas, que ocorre no ano que vem. No Senado, o atual presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), David Alcolumbre (União-AP), concorre incostestado. Na Câmara, porém, a disputa gira em torno de Elmar Nascimento (União-BA), Marcos Pereira (Republicanos-SP), Antonio Brito (PSD-BA) e Altineu Côrtes (PL-RJ).

 

Lula quer evitar uma indisposição com o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em sua sucessão. Além disso, com as articulações já em andamento, também quer manter um clima ameno com as demais legendas para aprovar suas pautas prioritárias até o fim do ano. Importante lembrar que, até novembro, por conta das eleições municipais, haverá poucos dias de trabalho no Legislativo.

 

Entre as pautas estão a regulamentação da reforma tributária, o Programa Acredita, o Marco Legal dos Seguros, e o projeto de Biocombustíveis. Lula depende da articulação com outros partidos, especialmente do Centrão, para aprovar os textos.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense.

Mais de Política

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP