ELEIÇÕES 2024
Eleição 2024: João Campos garante armar parte da Guarda, mas diz que segurança municipal é 'criar oportunidade'
Em sabatina na Rádio Folha, candidato à reeleição citou Compaz como referência em inclusão reconhecida pela ONU e trabalho de iluminação e monitoramento da cidade
Por: Guilherme Anjos
Publicado em: 21/08/2024 12:51 | Atualizado em: 21/08/2024 13:40
Priscilla Melo/DP Foto |
Candidato à reeleição no Recife, o prefeito João Campos (PSB) reforçou, durante sabatina na Rádio Folha na manhã desta quarta-feira (21), seu plano para armar a Guarda Municipal da capital pernambucana - mas ressaltou que a segurança pública ostensiva não é atribuição da Prefeitura.
“Há uma diferença entre polícia e guarda, que não tem poder de segurança ostensiva, ela cuida do patrimônio da cidade. Temos um compromisso de fortalecer o sistema de controle da guarda e começar o processo de armamento de um grupamento específico. Onde há mais violência, vamos ter esse reforço. Nosso compromisso é o grupamento especializado da guarda. Se der certo, ampliamos”, afirmou Campos.
Como uma alternativa à guarda exercendo função de policiamento, o prefeito citou trabalhos realizados nos últimos três anos e meio voltados para a iluminação específica para pedestres e monitoramento das vias públicas.
“Chegamos a 100% de LED na cidade. Prometi que colocaria iluminação específica em todas as escadarias, e fizemos. Pela primeira vez, o Recife tem um programa de iluminação para pedestres. Fizemos expansão da rede de videomonitoramento, tendo em vista o problema do Governo do Estado de ter descontinuado as câmeras próprias”, disse o candidato.
João Campos relembrou que a Prefeitura disponibilizou as câmeras da cidade ao Governo do Estado quando solicitado durante o carnaval, e se colocou à disposição para repetir a parceria.
Ainda, citou as unidades do Compaz como uma forma de reduzir a violência à longo prazo através da inclusão social, relembrando que o projeto foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com um prêmio de políticas públicas.
“O Compaz não cuida da violência, mas da inclusão, da oportunidade. Uma criança que vai crescer com aula de robótica e indo três vezes na semana na biblioteca para fazer um trabalho do colégio ou ler um livro não vai pegar em arma”, argumentou.
“A cidade tem que criar um ambiente de qualidade e oportunidade”, acrescentou.
Saúde e educação
Questionado sobre as propostas em áreas como saúde e educação, João Campos reforçou a continuidade dos projetos idealizados pela sua gestão, mas sem novos anúncios.
Na saúde, destacou a plataforma Conecta Recife como um avanço na digitalização do acesso à saúde, iniciado no processo de vacinação para a Covid-19, o projeto do Hospital da Criança, a criação das USF Mais e dos centros voltados a crianças autistas e com síndrome de Down.
No entanto, reconheceu as críticas da população sobre a lentidão do atendimento. “É um problema a ser cuidado, por isso temos escutas”, afirmou.
Na educação, relembrou sua primeira promessa da nova campanha de criar 7 mil creches se reeleito, e a requalificação das escolas municipais. Questionado sobre as críticas feitas em torno da climatização supostamente deficiente, o prefeito alegou desconhecimento.
“Se isso existir, é pontualmente, em vista de reforma ou reestruturação da escola”, disse.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS