Clouds26° / 28° C

Eleições

Eleições 2024: TSE e associações criam campanha de combate à desinformação sobre as eleições

O evento acontece na sede do TSE, nesta terça-feira (6), às 18h.

Publicado em: 06/08/2024 10:55

 (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e outras 12 associações e instituições lançaram uma campanha para colaborar com o combate à desinformação durante o período eleitoral. 
 
O evento acontece na sede do TSE, nesta terça-feira (6), às 18h.
 
Com o lema “Jornalismo é confiável, fala nossa língua, protege da desinformação e fortalece a democracia”, a campanha usa a linguagem regional para engajar as eleitoras e os eleitores.
 
A campanha contra as mentiras nas eleições nasceu de um encontro de Regina Bucco com a ministra Cármen Lúcia, no Supremo Tribunal Federal (STF).
 
Na ocasião, a ministra convidou a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) a preparar uma campanha com foco no processo eleitoral.
 
“Não ha%u0301 democracia forte sem Judiciário independente e sem imprensa livre. A liberdade humana constrói-se democraticamente, na modernidade, com a cidadania presente em eleições nas quais e%u0301 escolhido aquele que representa cada e todos os cidadãos em processo lícito, transparente e seguro. Para garantir a liberdade, ha%u0301 juízes assegurando a licitude e a lisura do pleito eleitoral e o direito dos eleitores e dos candidatos. E ha%u0301 jornalistas responsabilizando-se pela veracidade de fatos e atos sobre os quais incidem as escolhas cívicas”, destaca a ministra Cármen Lúcia.
 
O trabalho foi desenvolvido pelos jornalistas e por suas equipes, que sugeriram frases de impacto utilizando a linguagem local de cada uma das regiões do país. 
 
Usando o tom da descontração, a campanha mescla o alerta sobre o perigo das mentiras em meio digital e analógico e estimula a checagem das informações antes do compartilhamento das mensagens. 
 
“Oxe! Mentira é de lascar!” 
 
“Bah! Mentira é chinelagem!” e “Compartilhe apenas papo reto” são algumas das frases que vão povoar as redes sociais, os jornais e as revistas que aderirem ao movimento. 
 
Também serão lançados dois playbooks desenvolvidos pela Aner e pela Secretaria de Comunicação do TSE (Secom/TSE) com informações sobre a instituição e o processo eleitoral. 
 
-> Veja as instituições que participaram da criação da campanha de enfrentamento das mentiras
 
  • Abert – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão
  • Abraji – Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
  • Agência Lupa
  • Ajor – Associação de Jornalismo Digital
  • Alright
  • Aner – Associação Nacional de Editores de Revistas
  • ANJ – Associação Nacional de Jornais
  • Aos Fatos
  • Coar
  • Instituto Palavra Aberta
  • Projeto Comprova
  • Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo
  • TSE – Tribunal Superior Eleitoral

Mais notícias