Rain25° / 26° C

Eleições

Eleições 2024: campanha "Se apronte pra votar" traz instruções para os eleitores

A ação será veiculada em emissoras de rádio e televisão de todo o país

Publicado em: 28/08/2024 11:41 | Atualizado em: 28/08/2024 11:43

 (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Justiça Eleitoral lançou a campanha "Se apronte pra votar", composta de uma série de oito filmes com instruções para as eleições. A ação será veiculada em emissoras de rádio e televisão de todo o país, além das redes sociais e do canal da Justiça Eleitoral no YouTube. 

Segundo o Tribunal Eleitoral de Pernambuco, a primeira peça publicitária fala sobre a importância de baixar o e-Título, aplicativo que funciona como versão digital do título de eleitor e possibilita visualizar o número do documento de votação, justificar o voto, se inscrever como mesário voluntário e consultar informações cadastrais, entre outras opções. 

A campanha "Se apronte pra votar" foi lançada nesta terça-feira (27). A ação abordará, ainda, os seguintes assuntos: biometria, como votar no 1º turno, boca de urna, caminho do voto, celular na cabine, justificativa e como votar no 2º turno. 

Conforme o TRE-PE, para utilizá-lo, basta baixar o aplicativo gratuitamente nas lojas virtuais Google Play ou Apple Store e inserir os dados solicitados (número do título ou CPF, nome completo, nome da mãe e do pai e data de nascimento), as informações precisam ser exatamente iguais às constantes no cadastro eleitoral. Depois, é só seguir os demais passos indicados para contar com o documento digital em mãos.  

Quem já fez o cadastramento biométrico terá o perfil no aplicativo com a foto pessoal e é possível votar levando apenas o e-Título. 

Se a fotografia não aparecer, é necessário apresentar também um documento oficial com foto para votar nas eleições, marcadas para o dia 6 de outubro. 

Em municípios com mais de 200 mil eleitores, pode haver 2º turno no dia 27 de outubro. A votação nos dois turnos ocorre sempre das 8h às 17h, no horário de Brasília. 

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua