Tribunal Regional Eleitoral
TRE-PE simplifica linguagem para a população
Linguagem Simples é um conjunto de práticas que busca transmitir informações de maneira direta e inclusiva
Por: Mareu Araújo
Publicado em: 25/07/2024 11:09
Foto: Divulgação/TRE |
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) implementou uma ficha de informação em Linguagem Simples em suas notícias publicadas.
Segundo o TRE, "a medida representa um esforço do Tribunal para facilitar a comunicação com cidadãos, aproximando ainda mais a Justiça Eleitoral das pessoas".
A ficha de Linguagem Simples do TRE-PE ficará anexada nas matérias através de um link.
O arquivo contará com três campos, cada um responsável por responder uma pergunta e organizar de forma concisa as informações contidas no texto: “O que é?”, “O que foi definido?” e “E agora?”.
Ficha de Linguagem Simples (Foto: Divulgação/TRE) |
Em nota, o TRE explica que o primeiro campo do formulário constará um resumo em poucas palavras sobre o tema abordado. O segundo campo ficará reservado a descrever sucintamente o impacto da decisão, julgamento ou fato em questão. Por fim, no último se tem informações sobre possíveis desdobramentos e o que poderá ser feito a partir de então.
Linguagem Simples
A Linguagem Simples é um conjunto de práticas que busca transmitir informações de maneira direta e inclusiva, eliminando barreiras e ruídos na comunicação.
No âmbito do Poder Judiciário, o TRE explica que um dos desafios é a eliminação de termos excessivamente formais e dispensáveis para que se tenha a compreensão do conteúdo a ser transmitido.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS