Rain26° / 27° C

ELEIÇÕES 2024

Mano em Jaboatão, Vinicius em Olinda: as convenções partidárias deste sábado (27)

Prefeito bolsonarista tenta reeleição no segundo maior domicílio eleitoral do estado; chapa petista é opção para a esquerda olindense

Publicado em: 27/07/2024 06:03

Mano Medeiros e Vinicius Castello realizam suas convenções partidárias em Jaboatão e Olinda (Rafael Vieira/DP [esq]; Divulgação [dir])
Mano Medeiros e Vinicius Castello realizam suas convenções partidárias em Jaboatão e Olinda (Rafael Vieira/DP [esq]; Divulgação [dir])
O prazo para a realização das convenções partidárias vai até 5 de agosto, e os candidatos já começaram a registrar seus nomes para disputar as eleições em outubro. Neste sábado (27), dois dos municípios com maior número de eleitores do estado - Jaboatão dos Guararapes e Olinda - verão candidaturas competitivas sendo oficializadas: a do prefeito Mano Medeiros (PL), e do vereador Vinicius Castello (PT), respectivamente.

A agenda de Mano acontece às 10h, na faculdade Guararapes. Lideranças dos oito partidos aliados do Partido Liberal na cidade devem participar do ato - PSD, PRD, DC, PRTB, PDT, União Brasil, Novo e Mobiliza - além de mais de 250 pré-candidatos à Câmara Municipal, que também se registram na convenção.

O prefeito bolsonarista divide o palanque com sua nova vice, Irmã Babate (PL), pela primeira vez após o anúncio da chapa na última quinta-feira (25). A ex-vereadora é pedagoga, e atuou na Rede de Ensino Municipal do Recife. Além disso, é evangélica, associada à Assembleia de Deus.

Em Olinda, Vinicius Castello oficializa sua campanha ao lado do vice Celso Muniz (PCdoB) no Clube Atlântico, às 9h. O ato deve contar com a participação de medalhões petistas, como os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), e comunistas, como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), presidente nacional da sigla, e o dirigente estadual Renildo Calheiros (PCdoB), além de representantes do PV e PSB.

Anunciado como vice na última quinta, Muniz é empresário, proprietário do Shopping Patteo, e sua escolha para a chapa gerou polêmica pela sua associação com bolsonaristas. Em 2022, apoiou as campanhas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à presidência, e do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), ao Governo de Pernambuco.

As divergências, no entanto, não intimidam a dupla - com um discurso prezando pelo diálogo e fim da polarização, unindo um representante da juventude negra, periférica e LGBTQIA+ e um experiente empresário notório pela criação de um centro comercial. "A política não pode estar refém do antagonismo", disse Castello em coletiva de imprensa.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua