° / °
Política
ELEIÇÕES 2024

Mano em Jaboatão, Vinicius em Olinda: as convenções partidárias deste sábado (27)

Prefeito bolsonarista tenta reeleição no segundo maior domicílio eleitoral do estado; chapa petista é opção para a esquerda olindense

Publicado: 27/07/2024 às 06:03

Mano Medeiros e Vinicius Castello realizam suas convenções partidárias em Jaboatão e Olinda/Rafael Vieira/DP [esq]; Divulgação [dir]

Mano Medeiros e Vinicius Castello realizam suas convenções partidárias em Jaboatão e Olinda (Rafael Vieira/DP [esq]; Divulgação [dir])

O prazo para a realização das convenções partidárias vai até 5 de agosto, e os candidatos já começaram a registrar seus nomes para disputar as eleições em outubro. Neste sábado (27), dois dos municípios com maior número de eleitores do estado - Jaboatão dos Guararapes e Olinda - verão candidaturas competitivas sendo oficializadas: a do prefeito Mano Medeiros (PL), e do vereador Vinicius Castello (PT), respectivamente.

A agenda de Mano acontece às 10h, na faculdade Guararapes. Lideranças dos oito partidos aliados do Partido Liberal na cidade devem participar do ato - PSD, PRD, DC, PRTB, PDT, União Brasil, Novo e Mobiliza - além de mais de 250 pré-candidatos à Câmara Municipal, que também se registram na convenção.

O prefeito bolsonarista divide o palanque com sua nova vice, Irmã Babate (PL), pela primeira vez após o anúncio da chapa na última quinta-feira (25). A ex-vereadora é pedagoga, e atuou na Rede de Ensino Municipal do Recife. Além disso, é evangélica, associada à Assembleia de Deus.

Em Olinda, Vinicius Castello oficializa sua campanha ao lado do vice Celso Muniz (PCdoB) no Clube Atlântico, às 9h. O ato deve contar com a participação de medalhões petistas, como os senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT), e comunistas, como a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), presidente nacional da sigla, e o dirigente estadual Renildo Calheiros (PCdoB), além de representantes do PV e PSB.

Anunciado como vice na última quinta, Muniz é empresário, proprietário do Shopping Patteo, e sua escolha para a chapa gerou polêmica pela sua associação com bolsonaristas. Em 2022, apoiou as campanhas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à presidência, e do ex-prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PL), ao Governo de Pernambuco.

As divergências, no entanto, não intimidam a dupla - com um discurso prezando pelo diálogo e fim da polarização, unindo um representante da juventude negra, periférica e LGBTQIA%2b e um experiente empresário notório pela criação de um centro comercial. "A política não pode estar refém do antagonismo", disse Castello em coletiva de imprensa.
Mais de Política

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP