JUSTIÇA ELEITORAL
Ministério Público Eleitoral pede cassação de quatro vereadores em Olinda
Partidos teriam lançado candidaturas %u201Claranja%u201D de mulheres para cumprir cota de gênero
Por: Guilherme Anjos
Publicado em: 18/06/2024 17:08
Google Nov2022 |
O Ministério Público Eleitoral (MPE) recomendou a cassação dos mandatos de quatro vereadores de Olinda nesta terça-feira (18), em novo caso de irregularidades relacionadas à cota de gênero e lançamento de candidaturas “laranja” de mulheres em Pernambuco referente às eleições de 2020.
Os parlamentares arriscados de perderem sua cadeira na Câmara Municipal olindense são Valdemir Labanca (PV), eleito em 2020 pelo PSC; Everaldo Silva (PSD), eleito pelo PDT; Bruno Melo (Avante) e Jesuíno Araújo (PSD), ambos eleitos pelo Cidadania.
Apesar dos vereadores terem trocado de partido, a expectativa é que os votos recebidos no pleito sejam anulados, e que as cadeiras conquistadas pelos seus partidos originais sejam redistribuídas a partir de um novo cálculo do quociente eleitoral. O PMN também pode ter seus votos anulados por não ter alcançado a cota mínima de 30% de mulheres, apesar de não ter eleito vereador.
O julgamento do caso pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve ser retomado nesta sexta-feira (21), após pedido de vistas do processo pelo desembargador Felipe Campos, seguindo declaração de candidata do Cidadania que disse estar em tratamento de saúde, e por isso esteve impossibilitada de fazer campanha.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS