GOVERNO

Jornalista pernambucano assume interinamente Secretaria de Comunicação Social da Presidência

Laércio Portela fica à frente da SECOM enquanto Paulo Pìmenta passa a representar Governo Federal na gerência da crise no Rio Grande do Sul

Publicado em: 15/05/2024 10:54 | Atualizado em: 15/05/2024 11:11

Jornalista Laércio Portela foi editor de Política do Diário de Pernambuco (Reprodução/Marco Zero Conteúdo)
Jornalista Laércio Portela foi editor de Política do Diário de Pernambuco (Reprodução/Marco Zero Conteúdo)
Após o presidente Lula (PT) anunciar nesta quarta-feira (15) o secretário de Comunicação Social (SECOM) da Presidência, Paulo Pimenta, como ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, o jornalista pernambucano Laércio Portela foi escolhido para assumir interinamente a titularidade da pasta.

Até então secretário-adjunto da secretaria, Portela foi escolhido pelo próprio Pimenta para substituí-lo. O pernambucano tem extensa carreira jornalística no Recife, com passagem pelo Diário de Pernambuco como editor de Política e colunista, repórter pelo Jornal do Commercio, e editor e co-fundador da Marco Zero Conteúdo.

A previsão é que Portela permaneça no cargo por cerca de seis meses, período estimado por Pimenta para encaminhar a situação no Rio Grande do Sul. A função do novo ministro será de coordenar uma equipe sediada em Porto Alegre, elaborada pela Advocacia-Geral da União (AGU), para reconstruir áreas atingidas e atender as vítimas, dialogando com as gestões estaduais e municipais.

Ainda, o Ministério deve centralizar as ações das demais pastas do Governo Federal. Com o grande fluxo de medidas tomadas e diferentes canais de divulgação, o executivo sentiu a necessidade de uma autoridade para coordenar os esforços para melhor atender os gestores e a população.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL