Rain28° / 30° C

AFAGO

Em agenda no Recife, ministro da educação Camilo Santana faz elogios ao Prefeito João Campos: "É um exemplo para o país"

Camilo Santana participou do anúncio de 1.300 novas vagas para creches e 700 para a etapa de pré-escola na Rede Municipal de Ensino do Recife

Publicado em: 09/05/2024 21:35 | Atualizado em: 09/05/2024 22:19

 (Rafael Vieira/DP)
Rafael Vieira/DP
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), cumpriu agenda ao lado do ministro da Educação, Camilo Santana (PT), nesta quinta-feira (09), para o anúncio de 1.300 novas vagas em creches na Rede Municipal de Ensino e 700 para a etapa de pré-escola. O evento aconteceu no Compaz Ariano Suassuna, no Recife, e contou com a participação de convidados, deputados, vereadores e autoridades na educação de Pernambuco. 
 
A solenidade serviu de palanque para o fortalecimento da aliança entre o socialista e o PT, em meio a expectativa do partido de indicar o candidato a vice-prefeito do Recife na chapa de João Campos. Na ocasião, o Ministro da Educação, Camilo Santana (PT), aproveitou para lembrar do anúncio de ampliação do programa de aporte financeiro do Governo Federal aos alunos de ensino médio "Pé-de-meia", que ocorreu na manhã desta quinta-feira (09), em agenda com o prefeito, na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. “Estou feliz de ter participado com você do Programa Pé-de-meia, que nós vamos ampliar mais 50 mil vagas na escola pública no ensino médio de Pernambuco", discursou, dirigindo a sua palavra ao socialista.

Ainda em sua fala, o ministro disse que João Campos “é um exemplo para o país” e ainda elogiou a relação do prefeito com os membros do Governo Federal. “Eu sei que João é ousado, ele já foi lá no Ministério, conversou comigo e com o presidente. Ele está trabalhando para, no futuro, a gente poder universalizar as vagas de creche para as crianças e as mães aqui no Recife”, celebrou.

Já o deputado federal Carlos Veras (PT), um dos nomes cotados para encabeçar a chapa, reforçou a aliança com o prefeito. “Eu não tenho dúvidas que foi na porta de vocês, vereadores, que chegou a reivindicação por mais vagas nas creches, e essa reivindicação chegou ao gabinete de João Campos e deu a ele força e determinação para fazer história no dia de hoje, mais do que dobrando o número de vagas nas creches”, disse. Em seguida, Veras afirmou que João pode "contar com o apoio do Partido dos Trabalhadores", da bancada federal, que destina recursos para o município. 
 
João Campos agradeceu ao ministro da educação e citou o reajuste de 17% do Fundeb, recurso que é integramente repassado do Governo Federal para as creches conveniadas. “Agradeço também ao presidente Lula, responsável por reconstruir o Brasil e poder trazer de volta a institucionalidade e botar os ministérios para construir políticas públicas, para rodar isso no Brasil inteiro. Independente do partido, o que vale é que o povo precisa de governo que funcione e o presidente Lula sabe botar a máquina pra moer e para funcionar para o lado de quem precisa”, disse. 

Ao final do discurso, o prefeito mencionou as ações do pai, o ex-governador do Estado, Eduardo Campos, quando Pernambuco alcançou o índice de primeiro lugar na educação pública do país. João ainda citou a frase dita por Eduardo em sua última entrevista no Jornal Nacional: “No dia em que o filho do empresário e do trabalhador estudarem na mesma escola, nesse dia o Brasil seria um país que nós sonhamos”, relembrou, indicando que o trabalho ao lado do ministro Camilo segue nesse ritmo. “Eu sonho com o dia em que todas as escolas do Recife possam ser públicas e gratuitas” finalizou.  

A solenidade também contou com a presença de autoridades, como a ministra de Ciências, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), o presidente do PSB de Pernambuco, deputado Sileno Guedes e o senador Humberto Costa (PT). Também participaram os deputados federais Carlos Veras (PT), Zé Neto (PT), Pedro Campos (PSB), além dos deputados estaduais Waldemar Borges (PSB) e Álvaro Porto (PSDB).

Mais notícias