Rain26° / 27° C

SUPREMO

Em resposta a deputados dos EUA, STF reafirma que todas as decisões da Corte são fundamentadas

Ofensiva contra o Supremo e Alexandre de Moraes nos Estados Unidos começou após o ministro incluir Musk no inquérito das milícias digitais

Publicado em: 18/04/2024 17:49 | Atualizado em: 18/04/2024 17:57

Fachada do Supremo Tribunal Federal (foto: Gustavo Moreno/SCO/STF)
Fachada do Supremo Tribunal Federal (foto: Gustavo Moreno/SCO/STF)

O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou nesta quinta-feira (18) que todas as decisões tomadas pela Corte são fundamentadas. A manifestação foi feita após um comitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos divulgar notificações do ministro Alexandre de Moraes direcionadas à rede social X, antigo Twitter.

 

Na quarta-feira (17), os documentos, que estão em segredo de Justiça, foram divulgados pela comissão, que tem parlamentares ligados ao ex-presidente Donald Trump no comando dos trabalhos.

 

As notificações fazem parte de diversas determinações para retirada de conteúdos considerados ilegais por Moraes. A remoção das postagens são consideradas como censura pelos críticos do ministro.

 

 

 

Ao se manifestar sobre a divulgação do comitê, o Supremo rebateu acusações de que as decisões não foram fundamentadas.  Segundo o STF,  os documentos que foram divulgados são ofícios enviados às plataformas para cumprimento das decisões.

 

A Corte declarou ainda que todas as partes envolvidas em processos têm acesso à fundamentação das decisões.

 

"Todas as decisões tomadas pelo STF são fundamentadas, como prevê a Constituição, e as partes, as pessoas afetadas, têm acesso à fundamentação", afirmou a Corte.

 

A ofensiva contra o Supremo e Alexandre de Moraes nos Estados Unidos começou após o ministro incluir o empresário norte-americano Elon Musk, dono da rede social X, no inquérito que investiga atuação de milícias digitais para disseminar notícias falsas no país.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias