Diario de Pernambuco
Busca

AMUPE

Diálogo e colaboração pautam abertura do Congresso Pernambucano de Municípios

Caravana Federativa acontece em paralelo, propondo buscar soluções para desoneração das folhas dos municípios

Publicado em: 15/04/2024 14:10 | Atualizado em: 15/04/2024 14:17

Governadora Raquel Lyra na abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios (Ruan Pablo/DP)
Governadora Raquel Lyra na abertura do 7º Congresso Pernambucano de Municípios (Ruan Pablo/DP)

 
O 7° Congresso Pernambucano de Municípios e a Caravana Federativa deram início às atividades na manhã desta segunda-feira (15), no Centro de Convenções, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, com solenidade de abertura realizada no Teatro Guararapes.

O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) e anfitrião do evento, Marcelo Gouveia, deu o pontapé inicial do ato ressaltando o tema ‘Rumo à Excelência na Gestão Pública’.

“Para atingir a excelência na gestão pública, é essencial focar em princípios fundamentais: diálogo, parceria e transparência são alguns exemplos. A Amupe está junto de cada município para atingirmos nossas metas e fazermos de Pernambuco uma referência nacional na gestão pública. Nossas ações ecoam em cada bairro, em cada rua. Estamos onde a vida acontece”, discursou.

Os representantes do Governo Federal, através da Caravana, vêm ao estado com discurso de buscar solução, através do diálogo, para a questão da desoneração das folhas dos municípios, e fortalecer as finanças das cidades pernambucanas.

A governadora Raquel Lyra (PSDB) celebrou o crescimento do evento, que ela participou em anos anteriores como prefeita de Caruaru, e reforçou a disponibilidade do Governo do Estado para fazer parcerias com os municípios em 2024.

"É muito importante que eventos como esse se fortaleçam a cada ano, que o consórcio esteja fortalecido para ações mais rápidas, eficientes, baratas e inovadoras", afirmou.

"Se ano passado foi o ano de dizer "não" para que pudéssemos trazer investimentos para o estado, este é o do "sim" aos investimentos, habitação, creches, maternidades, aos convênios com os municípios além das emendas parlamentares, e assim fazer nosso Pernambuco crescer sem deixar ninguém para trás. Contem com nossa parceria para fazer projeto, buscar dinheiro e destravar financiamento", declarou Raquel.

"Mesmo quem está na corrida eleitoral, não se descuidem dos projetos que fazemos juntos, não deixem de buscar parcerias e empréstimos com o Governo Federal e do Estado. O que plantamos hoje, entregamos no final do ano ou nos anos seguintes", pontuou.

Em sua fala, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), frisou a necessidade de excelência e colaboração nos serviços públicos em cada cidade, e colocou a capital à disposição para colaborar através do Consórcio de Municípios de Pernambuco (Comupe).

"O tema do congresso é muito preciso. Temos que entender que os municípios são uma plataforma de serviço, e queremos serviços de excelência. Vamos buscar mudar a cada dia, trazer tecnologia, escutar e entender os problemas, e criar soluções através do municipalismo e da Amupe", disse o gestor.

"Troquei ideias de parceria com Marcelo [Gouveia] para, através do Comupe, construir obras de grande impacto, e baixa complexidade e custo nos municípios pernambucanos", continuou.

A mesa de autoridades contou também com os ministros de Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD), e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PSOL); dos senadores Humberto Costa (PT), Teresa Leitão (PT) e Fernando Dueire (MDB); o prefeito de Olinda, Professor Lupércio (PSD); além de diversos outros gestores e parlamentares.

Durante o ato, a mesa de autoridades testemunhou a assinatura de documentações do Imóvel da Gente, que instalou o Complexo Administrativo Municipal em Catende, a Secretaria de Saúde em Escada, a Secretaria de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia em Salgueiro, e creches em São Bento do Una.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL