Diario de Pernambuco
Busca

DEMOCRACIA

Lula diz que extrema direita ameaça democracia e menciona Milei

Lula lamentou que a política esteja ''tomada pelo ódio''
Por: AFP

Publicado em: 16/03/2024 09:42

 (Foto: Ricardo Stuckert / PR | Luis ROBAYO / AFP)
Foto: Ricardo Stuckert / PR | Luis ROBAYO / AFP

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na sexta-feira que a extrema direita ameaça a democracia no mundo e citou como exemplo seu homólogo argentino, Javier Milei.

 

''O que corre risco no mundo é a democracia. Corre risco pelo fascismo, corre risco pelo nazismo, corre risco pela extrema direita raivosa, ignorante, bruta'', disse Lula em um evento oficial em Porto Alegre.  

 

Lula também lamentou que a política esteja ''tomada pelo ódio''.

 

''Muitas vezes é mais fácil a gente ser contra do que a gente pensar, porque uma bobagem você não tem que pensar, você fala'', afirmou.

 

''Agora, quem é contra o sistema, que critica tudo, é o Milei na Argentina. Até o Banco Central ele quer fechar. Quer cortar tudo com serrote'', lançou.

 

Se referiu à motosserra utilizada por Milei durante a campanha eleitoral para representar sua principal mensagem: que cortaria todos os gastos do Estado que considerava supérfluos.

 

Como candidato, o ultradireitista lançou duras críticas a Lula, a quem chamou de ''comunista'' e ''corrupto''.

 

Lula disse na época que a Argentina precisava eleger um presidente que gostasse da democracia.

 

Em sua fala nesta sexta-feira sobre as ameaças à democracia, Lula aludiu também a seu antecessor de extrema direita Jair Bolsonaro, ''que até hoje ele não reconhece a derrota''.

 

Bolsonaro é investigado por suposta participação em tentativa de golpe de Estado.  

 

Em declarações à polícia divulgadas nesta sexta, ex-comandantes militares o vincularam a um suposto plano para manter-se no poder após sua derrota eleitoral em 2022.

Tags: extrema direita | milei | lula |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL