Diario de Pernambuco
Busca

CÂMARA DOS DEPUTADOS

Iza Arruda coordena Grupo de Trabalho sobre Política Nacional do Cuidado

Grupo visa promover a valorização e o reconhecimento do trabalho de cuidado desempenhado pelas mulheres na sociedade

Publicado em: 22/03/2024 16:47 | Atualizado em: 22/03/2024 16:51

Deputada federal Iza Arruda (MDB-PE) (foto: Divulgação )
Deputada federal Iza Arruda (MDB-PE) (foto: Divulgação )

A deputada federal Iza Arruda (MDB-PE) assume a coordenação do Grupo de Trabalho dedicado à Política Nacional do Cuidado na Câmara dos Deputados. A relatora do grupo será a deputada Sâmia (PSOL-SP).

 

Segundo Iza Arruda, o objetivo do grupo é promover políticas que garantam às mulheres mais tempo livre, assim como oportunidades ampliadas de educação, carreira e participação no mercado de trabalho.

 

O Grupo de Trabalho, sob o comando da Secretaria da Mulher da Câmara Federal, visa reunir projetos já em tramitação na Casa e elaborar um marco legal abrangente sobre a política do cuidado envolvendo mulheres. A ideia é promover a igualdade, garantindo que as mulheres tenham acesso igualitário a recursos, oportunidades e serviços de cuidado, e que seu trabalho de cuidado seja reconhecido e valorizado na sociedade. 

 

As atividades do grupo se concentram em abordar a temática de tarefas que muitas vezes são negligenciadas, como os afazeres domésticos e o cuidado de familiares, responsabilidades que recaem predominantemente sobre as mulheres. "Quem cuida delas?", questiona Iza Arruda, enfatizando que, mesmo com múltiplas jornadas, elas equilibram a educação dos filhos, a administração doméstica e, frequentemente, o trabalho remunerado.

 

A Parlamentar também destacou a importância da valorização das políticas relacionadas ao cuidado vital. "Estou otimista em relação ao Grupo. Trabalharemos incansavelmente para criar uma política de cuidados que valorize as mulheres e contribua para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária para todos", concluiu a Iza Arruda.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL