Diario de Pernambuco
Busca

Câmara Municipal

TCE considera que Câmara Municipal do Recife possui cargos em excesso; Casa deve exonerar 189 cargos comissionados

O Tribunal de Contas ainda determinou a realização de um concurso público

Publicado em: 21/02/2024 22:15

O relatório de auditoria do processo do TCE afirma que em fevereiro de 2022 a Câmara de Vereadores do Recife tinha 886 cargos em comissão e apenas 99 cargos efetivos (Foto: Divulgação)
O relatório de auditoria do processo do TCE afirma que em fevereiro de 2022 a Câmara de Vereadores do Recife tinha 886 cargos em comissão e apenas 99 cargos efetivos (Foto: Divulgação)

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou que a Câmara Municipal do Recife faça uma adequação no número de funcionários efetivos e comissionados dentro de 180 dias, uma vez que foi constatado em uma auditoria especial que há trabalhadores em excesso. O TCE ainda pediu a exoneração de 189 ocupantes de cargos em comissão.

Entre os cargos a serem exonerados estão 39 de Assessor Parlamentar de Gabinete, 71 de Coordenador de Unidade ou Assistente Especial, 41 de Coordenador ou Assistente, 38 de Assessor Parlamentar de Gabinete.

O relatório de auditoria do processo do TCE afirma que em fevereiro de 2022 a Câmara de Vereadores do Recife tinha 886 cargos em comissão e apenas 99 cargos efetivos. Os cargos em comissão são aqueles nomeados pelos parlamentares e os efetivos são os de pessoas aprovadas em concursos. 

"Necessidade da Câmara Municipal do Recife realizar um levantamento da real necessidade de pessoal com vistas à realização de concurso público, de forma a pôr cobro à desarrazoada desproporção entre servidores comissionados e ocupantes de cargos efetivos", disse o relator, o conselheiro Ricardo Rios.

Além disso, o TCE determinou a "realização de concurso público para provimento de cargos efetivos necessários aos serviços". A Câmara Municipal do Recife só teve um concurso até hoje, que foi feito em 2014.

A Câmara ainda pode entrar com recurso nesta decisão dentro do próprio TCE.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL