Diario de Pernambuco
Busca

RELAÇÕES DIPLOMÁTICAS

Secretário de Estado dos EUA visitará Lula em meio a polêmica com Israel

Judeu, Antony Blinken chega a Brasília para reunião com Lula nesta terça (20/2). EUA é o principal aliado de Israel na guerra contra o Hamas

Publicado em: 20/02/2024 07:54 | Atualizado em: 20/02/2024 07:59

Antony Blinken, secretário do Estado dos EUA, é judeu (Crédito: THOMAS KIENZLE / POOL / AFP / Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto
)
Antony Blinken, secretário do Estado dos EUA, é judeu (Crédito: THOMAS KIENZLE / POOL / AFP / Hugo Barreto/Metrópoles @hugobarretophoto )

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, desembarca em Brasília nesta terça-feira (20/2) para discutir questões bilaterais com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A visita acontece em meio à crise diplomática que se desencadeou após as falas do petista em relação à guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

 

O chefe do Executivo brasileiro comparou o conflito com o massacre a judeus no Holocausto, durante a Segunda Guerra Mundial. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse. Além disso, ele classificou a ação de Israel como “genocídio”.

 

Blinken é judeu e seu padrasto sobreviveu ao Holocausto. Em outubro, dias após o ataque do Hamas que deixou centenas de mortos e deu início à guerra, Blinken visitou Israel para oferecer apoio.

 

Confira a matéria completa no Metrópoles

Tags: lula | israel | eua | secretário |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL